🔵🔴A sua rede prefere pílula azul ou pílula vermelha? Para quem não assistiu o clássico filme Matrix vou contextualizar

🔵🔴 A sua rede prefere pílula azul ou pílula vermelha? Para quem não assistiu o clássico filme Matrix vou contextualizar.

Pílula vermelha, no filme, representa a verdade dolorosa, enquanto a pílula azul representa o oposto (uma ignorância abençoada). Quem está há bastante tempo no mercado de franquias e já viu muitas grandes redes sucumbirem, sabe que abrir franquias em alta velocidade não quer dizer muita coisa.

Semana passada tive uma conversa super legal com um pessoal de varejo e aprendi muito. Um dos principais temas que falamos foi métricas. Como eu venho do mundo de tecnologia, aprendo todos os dias com varejistas (clientes e não clientes). E por outro lado tento trazer coisas novas e provocar outros pontos de vista.

Desde 2018 temos analisado e aprendido com as métricas de +10.000 franquias clientes para entender quais ações bem sucedidas tem levado uma franqueadora ao sucesso. E por incrível que possa parecer, boa parte do mercado ainda não as executa. Coloquei na imagem algumas métricas apenas para ilustrar. Na prática montamos um playbook completo, mas vou citar abaixo algumas outras que não estão na imagem.

1) Uma característica bastante recorrente em redes bem sucedidas é a quantidade de multifranqueados na base. Isso fala muito sobre a rede. Normalmente em redes boas, os franqueados querem abrir novas unidades. Claro que não se aplica a todos os modelos de negócios, mas transformar franqueado em multifranqueado é um baita indicador de crescimento sustentável.

2) O contrário também deve ser analisado: em tecnologia chamamos de churn, em franquias usam o termo repasse. Quanto menor o número de repasse de uma rede, mais o time de expansão está acertando no perfil do franqueado, no ponto escolhido e mais o time de relacionamento com o franqueado está dando o apoio que ele precisa para o sucesso.

3) LTV e CAC vou traduzir para o contexto de uma rede de franquia. O LTV (quanto tempo médio um franqueado dura na rede). Se o custo de aquisição de um novo franqueado (CAC) não é comparado com o LTV (life time value), você não está analisando se a conta fecha. Ao multiplicar o valor médio de royalties do franqueado pelos meses que ele ficou na rede, você consegue ter uma visão de payback daquele CAC investido para trazê-lo.

O CAC e o LTV são duas métricas muito usadas em tecnologia, mas que toda empresa deveria acompanhar, incluindo redes de franquias. Quando observamos redes focadas em abrir novas unidades, mas com franqueados insatisfeitos e que repassam o ponto com frequência, normalmente o modelo não para de pé. E será apenas uma questão de tempo para o castelo de areia desmoronar.

Se você quer escalar, investir em expansão, olhe primeiro para dentro de casa. Evite se abraçar em métricas de vaidade, meça a satisfação do seu franqueado. Se sua rede não tiver uma cultura “franchisee centric”, você precisa se atualizar. E estou à disposição para lhe ajudar. Temos a melhor plataforma e especialistas de ponta. Vamos conversar!

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