“É impossível tirar os meus consultores de campo do whatsapp”. Posso discordar com respeito? 🥹
Todo hábito numa empresa depende de cultura. E a cultura é construída a diversas mãos! Assim como fazer os vendedores preencherem o CRM é um desafio no cotidiano dos gestores comerciais, criar hábitos de comunicação e preenchimento de checklist / planos de ação no sistema interno da rede também é e exige um esforço e planejamento.
É muito difícil mudar hábitos sem um planejamento estruturado. Quando queremos mudança, precisamos conscientizar as pessoas, explicar os benefícios, tornar as pessoas partícipes do projeto. Muitos gestores tentam pelo caminho aparentemente mais fácil, o top down. Impor pode até funcionar em algumas empresas, mas no geral, pela nossa experiência, explicar os benefícios traz muito mais retorno e evita autoboicotes.
Como temos +200 consultores de campo operando via Yungas, já vimos de tudo. Os que usam 100% para checklist e comunicação (maioria). Os que usam apenas para checklist enquanto fazem muita comunicação via whatsapp, e os que resistem em usar tudo (minoria). A pergunta é: quem traz mais resultado para rede? Depende! Preencher tudo no sistema não garante que será mais produtivo, porém se o consutlor usar as métricas e o histórico a seu favor, certamente sim.
Consultores de campo que resistem fazer 100% na plataforma, geram um limbo de histórico e indicadores. Deixam o trabalho desorganizado. E para as redes, consultores sem dados costumam demorar mais para cobrar correções e normalmente se preparam menos para as visitas. Um bom consultor de campo analisa muito bem o histórico da unidade antes de fazer a visita. São menos operacionais, mais estratégicos.
Se sou consultor e quero melhorar as minhas unidades, preciso olhar para todas as métricas. Normalmente consultores trabalham com dezenas ou até centenas de unidades. É impossível trabalhar apenas com a memória. E ficar buscando informações no whatsapp para cobrar plano de ação é algo completamente improdutivo. Se o consultor utiliza tudo via sistema, ele não precisa “se lembrar” das coisas, o sistema mostrará as pendências de cada unidade.
Se você é consultor e pensa em crescer na sua rede, comece a levar a sério o sistema e as métricas das suas unidades. Comece a trabalhar mais estrategicamente com a sua carteira. Traga o operacional para um sistema que lhe mostre automaticamente as pendências de cada unidade. Converse com seu gestor sobre como replicar as boas práticas dos melhores franqueados. Use a tecnologia a seu favor!
Você só consegue melhorar o que mede!
Se você gostou, marque nos comentários os consultores da sua rede. Vamos ajudar a melhorar o trabalho de todos!! 🤟🏼🤟🏼