Se a sua rede tem churn alto (muito repasse de loja), vou compartilhar 5 dicas para lhe ajudar! 👇🏼
1) O maior causador de churn (franqueado querendo repassar sua loja) é a insatisfação do franqueado com algo. Então a primeira dica é meça 4x ao ano via NPS para saber quem está insatisfeito, organize os motivos dos detratores e faça um plano de ação preventivo. Não adianta nada fazer pesquisas e não criar o plano de ação!;
2) Use o conceito de Health Score para medir expectativa versus realidade. Uma das coisas que mais frustra o franqueado é uma promessa não cumprida. Ele compra a loja achando que vai faturar X, terá um ROI em Y meses, mas depois nada disso acontece. O franqueador é co-responsável sim do sucesso ou fracasso do franqueado. Até porque se o argumento for que tá mal porque o franqueado é ruim, seu time não deveria ter passado ele no processo seletivo.;
3) Invista em educação. Educar franqueado é algo que traz um resultado incrível. Dá trabalho? Com certeza! Mas faça o seguinte: junte seus 20 melhores franqueados, use o que eles fazem de melhor para escrever o playbook de melhores práticas. Coloque tudo isso em treinamentos e ensine os demais franqueados a replicar o que seus melhores fazem;
4) Faça o Programa de Excelência funcionar de verdade! Pare de criar programas em planilhas ou criar algo que não tem rituais de acompanhamento e bonificações. O programa de excelência só terá êxito se a franqueadora oferecer grandes benefícios para os melhores. Já ajudamos muitas redes clientes aqui e temos uma solução para o Pex, mas tudo só funciona se o programa for bem construído e tiver os rituais;
5) Tecnologia boa entrega métricas. Métricas fazem você trabalhar preventivamente, e não como a maioria (apagando incêndios). Enquanto a mentalidade da rede for contratar as soluções pelo menor preço, os resultados também serão baixos. Normalmente o que tem mais qualidade, vai exigir maior investimento, porque vai entregar mais resultado. Foque no ROI do projeto. As métricas te previnirão do churn;
Para finalizar gostaria de relembrar que não adianta você ficar igual um maluco cobrando o time de expansão para vender mais, se quando o lead dele vai conversar com um franqueado atual, o cara fala mal da sua rede. Não tem vendedor que faça milagre. Primeiro você arruma a casa, constroi os processos, entra na zona de qualidade junto aos seus franqueados, depois você planeja como escalar.
Atropelar as etapas custa caro! Se quiser ajuda para executar tudo isso, pode nos chamar. Fazemos isso para várias das maiores redes de franquias do Brasil. Só existimos, porque esses desafios existem. Nossa tecnologia acoplada ao trabalho de consultoria do nosso time de CS ajuda grandes operações a mudar.