O desenho abaixo é uma representação clássica em que uma rede de franquia coloca altos investimentos em expansão (ads, eventos, conteúdo, etc), mostra um anúncio lindo, fala só coisas boas nas feiras e no palco, enquanto as demais áreas trabalham apagando incêndios, sem ferramentas adequadas, com time menor do que o necessário. Isso não é sustentável! Para crescer com qualidade, a rede não pode economizar justamente em implantação e consultoria de campo.
O engajamento na ponta é diretamente proporcional ao suporte e ferramenta de acompanhamento da jornada do franqueado: desde o alinhamento de expectativas na venda da franquia, processo de onboarding, treinamentos até o acompanhamento no ongoing. Se o time de expansão vende algo que a rede não consegue entregar, terá problemas. Se o consultor de implantação não acompanha bem o onboarding, a mesma coisa.
E se o time de campo e franqueados usam sistemas ruins para buscar kpis, abrir chamados, acessar treinamentos, checklist, etc, isso obviamente impactará negativamente no engajamento. Foi-se o tempo em que franqueado satisfeito era franqueado ganhando dinheiro apenas. Isso é o mínimo. Pelos royalties, a franqueadora deve também prestar serviço de excelência!
Não adianta sair vendendo dezenas unidades se o backoffice mal consegue atender as franquias atuais. Aqui na Yungas trabalhamos religiosamente focados em levar qualidade e engajamento para os nossos clientes. Ensinamos grandes operações a cuidar com excelência de seus franqueados, usando tecnologia de ponta e metodologia já validada em algumas das maiores redes do Brasil. O objetivo é fazer com que o desenho de todo o cavalo seja entregue na mesma (alta) qualidade.
Se quiser melhorar a qualidade da jornada dos seus franqueados, vamos conversar.. pode me chamar inbox. Terei o maior prazer em trocar experiências e lhe ajudar