Uma verdade sobre o nosso setor: A maioria das redes no Brasil não sabe compartilhar dados com seus franqueados ou sequer tem um Programa de Excelência!
Independentemente se sua rede usa planilhas, powerBI ou um sistema de PEX como Yungas, de nada adianta entregar algo para seus franqueados se eles não entenderem ou não executarem. Quando o franqueado se sente um homem das cavernas, o problema não está com ele, mas com o treinamento ou complexidade do programa.
Um dos maiores benefícios em atuar em rede é poder replicar as melhores práticas. Aqui na Yungas orientamos o programa de excelência para muitas redes. E um aprendizado que temos tido é: programas muito complexos podem atrapalhar mais do que ajudar. O simples bem feito vale muito nessas horas. Quero trazer 5 dicas rápidas:
1) Defina 4 pilares. Exemplo: Financeiro; Engajamento; Qualidade; e Educação. Divida seus franqueados por cluster (tipo de franquia, estágio na jornada, etc).
2) Crie indicadores para cada pilar. Exemplo: Financeiro (sellout, ticket médio, recorrência, DRE). Engajamento (leitura de informes, adesão nas campanhas, preenchimento de autochecklist). Qualidade (evolução nos planos de ação de checklist) e Educação (adesão aos cursos e pontuação provas). São apenas alguns exemplos.
3) Implemente uma ferramenta de fácil acesso e atualização. Evite que seu time tenha que manipular dados (para evitar erros). Aqui na Yungas criamos em 2023 a primeira ferramenta de PEX do mercado. A solução está redonda e já faz o programa de várias redes clientes nossas. 😉
4) Treine seus franqueados para que eles acessem e entendam os indicadores. Executem melhorias. Queiram estar bem posicionados no ranking. Consigam se comparar por cluster. Conheçam as premiações. Atenção: Essa parte envolve os funcionários dos franqueados também.
5) Crie rituais de acompanhamento e de comemorações com todos que participam do pex. Não adianta criar e depois não fazer o principal. Os rituais são fundamentais e precisam acontecer de forma recorrente, planejada e bem divulgada! É aqui que a mágica de replicar boas práticas acontece.
Você não precisa reinventar a roda. Siga modelos prontos que já deram certo no seu setor. E se você chegou até aqui, darei uma dica extra especial: use o chatGPT para te ajudar a montar. Ou se quiser menos trabalho, entre em contato comigo que estruturaremos isso na sua rede via Yungas.