Você sabia que um franqueado engajado fatura em média 30% a mais do que um desengajado?

Você sabia que um franqueado engajado fatura em média 30% a mais do que um desengajado? Quanto a sua rede deixa de faturar por ano?
Em 2018 eu estava fazendo uma mentoria para Endeavor quando o empreendedor (do ramo de franquias) me disse que seu maior desafio era engajar seus franqueados. Eu nunca tinha tido nenhum contato com setor. Fui tentar entender como as grandes redes faziam e para minha surpresa elas também me responderam que engajar franqueados é um dos maiores desafios. Ao perguntar como elas mediam o engajamento, incrivelmente nenhuma tinha uma métrica chamada engajamento.
Muitas usavam aquelas antigas extranets e por isso não conseguia medir o engajamento dos franqueados por lá. Foi quando eu decidi me aprofundar sobre o tema. O meu questionamento era.. Se você não mede algo, como conseguirá auferir se está melhorando? Uma ferramenta de comunicação que não mede engajamento é como um barco à deriva sem gps. Você até pode navegar, mas não sabe se está surtindo efeito, porque não sabe a direção.
Mais recentemente mostramos uma pesquisa interessante, em que franqueados engajados faturam em média 30% a mais que os desengajados. Então uma das atividades mais importantes de uma franqueadora é manter sua rede engajada, pois assim ela segue suas orientações e melhores práticas, e como consequência fatura mais. Todos ganham. Não parece óbvio? Acontece que na prática muitos ainda não medem o engajamento, porque não tem a métrica na ferramenta atual. E sem medir, não sabem se as ações surtem efeito.
Se você contar a um profissional de outro setor que (em 2024) sua rede manda diversos comunicados para centenas ou milhares de franqueados, mas não sabe quem abriu / leu, que não sabe quem acessou / finalizou os treinamentos, ou os documentos compartilhados, ele simplesmente não acreditará. É isso que acontece com redes que ainda insistem no uso do whatsapp, ou em extranet sem kpis ou em email como comunicação oficial. Aqui na Yungas medimos cada interação do franqueado para que você possa fazer uma gestão data driven.
Temos vários indicadores que mostram como está o engajamento dos franqueados, ensinando o melhor dia e horário para você fazer o envio dos informes, com base nas métricas de engajamento da sua rede. Além disso, temos especialistas que ensinam a metodologia com base no playbook das melhores práticas do mercado. Se uma ferramenta pode crescer 30% o faturamento da sua rede, isso merece sua atenção e reflexão, concorda?
Gestão de franquias deve se utilizar de dados, de métricas de engajamento para entender se as ações estão surtindo os resultados esperados. Com essa métrica o consultor de campo consegue entender o que precisa fazer para ajudar o franqueado a melhorar sua operação. O diretor consegue analisar de forma macro o que está acontecendo, e o próprio franqueado recebe um feedback recorrente sobre seu desempenho.
Busque ferramentas que tragam visibilidade para sua rede! Você pode aumentar 30% o seu faturamento!

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