Todo diretor e CEO de franquia deveria sentir na pele a experiência do consultor de campo e do franqueado!! Concordam?
Nem que fosse por alguns dias de tempos em tempos. Ao meu ver, não existe ninguém mais próximo de seu cliente que o franqueado. E ninguém mais próximo do dia a dia do seu franqueado que o seu consultor de campo. Diretores “home office” por vezes perdem a visibilidade da vida real na ponta. Valorize diretores “skin the game”, que visitam lojas, que se conectam com a ponta!
Quando encontro diretores ou CEOs de grandes franqueadoras que começaram na consultoria de campo ou como franqueado, tenho respeito em dobro.. e fico muito feliz pela empresa. A mensagem que os colaboradores recebem é: “se você se dedicar, poderá ser o diretor ou CEO aqui um dia”.
O mais importante sobre tudo isso é que quando a gente passa pela função, entendemos melhor as dores, os desafios, a cabeça de quem está lá. Em todas as minhas experiências como empreendedor comecei fazendo de tudo um pouco. Isso me ajudou muito a entender o meu time que está no front de batalha.
Se a sua diretoria nunca passou por essas funções, segue uma dica legal que vi num varejista grande que foi meu cliente: crie o dia do consultor de campo ou o dia do franqueado. Basicamente 1x por mês seus diretores trabalharão na função do consultor de campo ou do franqueado.
Isso ajudará a fortalecer uma cultura “skin the game” na sua empresa. Todos deveriam sentir na pele o dia a dia da ponta e o contato com o cliente. Isso leva uma visão mais ampla sobre como está a percepção do cliente final sobre a sua marca, serviço ou produto.
Você já faz algum ritual nesse sentido na sua franqueadora? Compartilhe nos comentários!