Como a simples funcionalidade do push notification mudou toda a dinâmica da comunicação no mundo.
Consigo me lembrar quando o primeiro celular passou a ter o que chamavam de vibracall. Basicamente começava a era de “conseguir notificar a pessoa ativamente sem ela estar olhando para tela do celular”. De lá para cá muita coisa foi evoluindo, obviamente, mas o conceito é o mesmo: alertar alguém sobre algo.
Mais para frente foram vindo novas formas de chamar uma pessoa sem ela ter que olhar para o celular. Vocês lembram da época do nextel? Você mandava o áudio sem o receptor poder escolher se iria escutar naquele momento. Nos dias de hoje é impensável o modelo, a não ser para usos de trabalhos bem específicos, como em grandes eventos, em grandes resorts, etc.
Quando trazemos esse assunto para o mundo corporativo, especificamente no Brasil, o início do uso de sms e depois whatsapp acabou levando a todos nós a possibilidade de ter tanto o antigo vibracall para alertar, quanto o recebimento do áudio (sem ter que ouvir imediatamente). É inquestionável como a solução mudou as novas vidas pessoais e profissionais. Mas será que uma solução pensada e construída para atender a vida pessoal é a melhor solução para comunicação de uma empresa?
A resposta é depende. Quanto mais complexa e maior é a sua empresa, ao meu ver, menos fará sentido. Porque no whatsapp você não concentra o histórico com a empresa, não internaliza processos e fluxos, não possui SLA, não consegue tirar o histórico do celular de quem não faz mais parte da empresa. Em outras palavras, tem baixíssimo controle. Existem muitos outros motivos, mas o que faz muitas empresas ainda manterem e relutarem a profissionalização da comunicação?
Engajamento! Muitas vezes a empresa acredita que os parceiros ou colaboradores não engajarão em outra solução como engajam no whatsapp. Isso não é bem verdade e temos inúmeros cases para provar. O que faz as pessoas abrirem seu whatsapp para ler uma mensagem não é necessariamente porque lá já tem outras conversas, e sim porque ela recebe os push notifications. Se você usa na sua empresa uma solução que não entrega push, sem dúvida algum o engajamento será afetado.
Agora se a sua empresa utiliza uma solução de comunicação com boa UX, app e push notifications, o motivo de um baixo engajamento não é a plataforma, mas sim outros fatores como: forma de se comunicar, periodicidade, quantidade de spam, relevância do conteúdo, qualidade da sua relação com a ponta, entre outros. E é simples de provar isso, temos muitos cases que engajam muito bem. Mas será que a sua empresa faz bem as outras variáveis que comentei?
Fica para reflexão! Se quiser compartilhar conosco nos comentários o seu ponto de vista, mesmo que contrário ao texto, será super bem vindo. Aqui na Yungas trabalhamos dioturnamente pensando em como melhorar comunicação e engajamento no mundo corporativo.