“Contratei uma extranet baratinha”. E os franqueados gostaram? “Não sei”. Mas o que diz os kpis de engajamento e NPS? “Não sei, não tem”

“Contratei uma extranet baratinha”. E os franqueados gostaram? “Não sei”. Mas o que diz os kpis de engajamento e NPS? “Não sei, não tem”. 😵‍💫😵‍💫😵‍💫
 
Contratar algo por ser o mais barato, pode custar bem caro para sua empresa. Sempre digo internamente que se for para fazer algo “meia boca”, não faça. Se você ainda não tem dinheiro para contratar o projeto que merece, aguarde mais um pouco. Contratar algo ruim passa uma mensagem horrível para sua rede. Se for um sistema sem UX, sem APP, sem métricas, pior ainda. Como podemos melhorar algo se nem medimos? Os indicadores de engajamento e NPS são a base de tudo. São o termômetro do health score. E é exatamente isso que ensinamos a franqueadora a fazer com os franqueados. Se o engajamento e NPS estiverem baixo, montamos um plano de ação para melhorá-lo. A relação boa com os franqueados e o alto engajamento é algo construído tijolinho por tijolinho e acompanhado periodicamente.
 
Existe uma frase que diz “academia cara é aquela que não vamos”. Em outras palavras, se eu pago R$500 por mês e vou todos os dias, saiu barato. Mas se eu pago R$250 por mês e eu nunca apareço para treinar, ela está cara. Essa analogia funciona para muita coisa. Se eu contrato um fornecedor de sistema em que ninguém engaja, tá saindo muito caro. E lembre-se que não existe almoço grátis! Um sistema não conseguirá gerar o engajamento nos franqueados sem uma boa capacitação. Projetos bem sucedidos em redes de franquias exigem um trabalho forte de educação e treinamento das pessoas envolvidas, tanto na franqueadora quanto nos franqueados, além de um mapeamento e aperfeiçoamento dos processos. Essa é a parte trabalhosa, mas que leva os resultados do projeto a outro patamar.
 
Meu conselho para todo empreendedor: Você deve contratar na sua rede fornecedores e sistemas à altura da empresa que quer construir. Se quer ser grande, faça como os grandes. Se já é grande, nem preciso comentar. Tecnologia é um investimento que deve ser pensado a longo prazo. Dá muito trabalho e desgaste ficar trocando de sistema na rede. Então planeje bem, escolha um fornecedor que te ajude a profissionalizar sua rede, e que já tenha clientes no estágio que você deseja chegar. Ele adiantará muitos desafios que virão no seu caminho.
 
Aqui na Yungas atendemos algumas das maiores redes do Brasil, então quando uma rede de 300 lojas nos procura, buscamos entender o planejamento dela. E quando ela explica que quer chegar a 1.000 lojas, trazemos nossos KA que atendem clientes com 1.000 lojas para ajudar na preparação e planejamento. A experiência de atender outros clientes com 1.000 lojas faz muita diferença, mesmo que sejam de setores diferentes. A dor e os desafios das redes de porte igual costumam ser semelhantes. Por isso fomentamos também as conexões entre os nossos clientes. Esse ano teremos um grande evento para clientes focado em networking e aprendizado.
 
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