ARTIGO

Eu envio os comunicados por grupo de whatsapp, para garantir que meu franqueado veja. Já ouviram essa frase?

Sumário

Vamos lá, primeiro de tudo, você sabe dizer quem abre suas comunicações pelo grupo de whatsapp? Se você se quer tem essa métrica, como pode afirmar que ele engaja lá? Acreditem nisso: ➡️ Mandar o mesmo comunicado em dois locais enfraquece e gera um autoboicote no projeto de comunicação oficial da rede.

Na Yungas implementamos +100 franqueadoras nos últimos anos e posso trazer alguns aprendizados importantes sobre engajamento:

1) Escolha uma plataforma com alto UX, completa em kpis e esqueça o whatsapp: temos diversas redes que vieram ou de whatsapp ou das antigas extranets (com baixo engajamento) e achavam que o franqueado também não engajaria na Yungas, mas conseguimos mudar essa realidade com uma ferramenta com UX pensada para franquias, que clusteriza, integra e gera kpis estratégicos;

2) Já ouviu falar sobre FPP? Vamos lá.. Ferramentas não atuam sozinhas. O engajamento aumentará ou reduzirá dependendo das práticas da franqueadora. Nos projetos em nossos clientes dedicamos esforços na tríplice FPP (Ferramenta + Pessoas + Processos). Se sua extranet atual te entrega somente o sistema, vocé já tem um problema. Aqui desenhamos processos e capacitamos as pessoas com as melhores práticas para garantir maior engajamento;

3) Playbook e especialistas de CS: se você estiver sendo bem orientado das melhores práticas por especialistas de CS, atuar na frequência de comunicados e checklist correta, seguir o playbook dos modelos de treinamentos, seu engajamento aumentará muito. Temos um playbook pronto para ensinar o que funciona melhor na comunicação;

Como muitas vezes colaboradores da própria franqueadora não entendem o problema de usar o whatsapp, vou listar alguns abaixo:

1) Histórico: ao utilizar whatsapp, o histórico de conversas da sua rede não fica centralizado num sistema, ou seja, se você precisa de uma informação, está no celular de alguém (que pode estar de férias, ou até já saiu da empresa);

2) KPIs: se você não centraliza a comunicação, muito menos terá SLA de atendimento, avaliação de qualidade, métricas de engajamento, não saberá quem leu seus comunicados, tampouco quem acessou os documentos;

3) UX: a experiência do seu franqueado em não encontrar facilmente as informações numa plataforma adequada gera um problema de eficiência, relacionamento e engajamento. Via whatsapp seu franqueado sempre precisa lhe chamar quando tem alguma dúvida, num sistema apropriado ele encontra muita coisa sem precisar de humanos;

4) Segurança jurídica e LGPD: via sistema de comunicação apropriado, sua rede envia notificações e avisos com validade jurídica, dando a proteção que você e sua rede precisam. Além disso, a rede estará de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados;

Quer dar adeus ao whatsapp e saber mais sobre como engajar franqueados num sistema centralizado de comunicação para franquias?

Vamos conversar e modernizar sua rede!!

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