ARTIGO

O inteligente é aquele que aprende com os próprios erros. O sábio, aprende com os erros dos outros

Sumário

O inteligente é aquele que aprende com os próprios erros. O sábio, aprende com os erros dos outros. Essa frase é do Augusto Cury.

Toda rede tem a intenção de ser a melhor no seu setor, muitas tem um time esforçado, competente, trabalha duro, mas rema rema rema e não atinge a grandeza esperada. Isso é muito comum em todos os setores, e existem inúmeros livros que explicam de diferentes formas o que vou escrever abaixo.

Em 2016 eu tinha 29 anos quando vendi minha empresa ao Mercado Livre por 26 milhões. A empresa teve apenas 4 anos e meio de vida. Foi quando muitas pessoas passaram a querer entender o que tínhamos feito de diferente. Para resumir em 3 aprendizados: trabalhamos muito (incansavelmente), fomos muito bem mentorados por pessoas incríveis, e o principal, seguimos um playbook.

Hoje, quase 10 anos depois, estamos no mercado de franquias levando muitos aprendizados a várias das maiores franqueadoras do Brasil. Montamos um playbook de franquias e considero que somos uma empresa 50% tecnologia e 50% educação. A única no setor. Metade do que fazemos nos projetos é plataforma, outra metade é ensinar as franqueadoras a fazerem diferente, inovando e seguindo o playbook.

Nesses 6 anos isso já resultou diversos cases que costumamos publicar em nosso blog, na mídia, e por aqui (Stone, Unilever, Omie, Casa do Pão de Queijo, entre outros). Mas um dos nossos desafios como empresa é educar também as redes menores. Para desde cedo acessarem um sistema top com especialistas que ajudem na mudança de processos e na capacitação de times, seguindo um playbook.

Queremos ampliar a visão estratégica e acabar com a cultura de apagar incêndio. Sempre digo que se você só conseguir olhar sua empresa no curto prazo, nunca conseguirá atingir grandes conquistas. Temos projetos hoje na Yungas que só farão sentido daqui a 5 anos, mas eles fazem parte do nosso planejamento e estamos executando.

Se você realmente quer ser grande ou se manter grande, terá que trabalhar em projetos mais ambiciosos e de longo prazo. O que a charge mostra é que apesar de todos querermos aprender com os melhores, nem todos estão dispostos a priorizar dinheiro, energia e executar os ensinamentos do playbook. Exige tempo, investimento, constância e muita dedicação.

Mas se você tem curiosidade e quer saber mais sobre o que fazemos aqui na Yungas, me chame e vamos conversar. Quem compartilhar esse post, pode me pedir inbox que darei acesso ao nosso playbook totalmente gratuito.

Vamos juntos fazer o ecossistema de franquias crescer de forma sustentável, focando em qualidade e no sucesso dos franqueados!

GO GO GO Yungas!!!

Compartilhe este conteúdo

Comecei com conteúdo no Linkedin há 6 meses. E hoje compartilharei aqui alguns aprendizados e resultados! 👇🏼

Como tudo na vida, vocês podem ver no gráfico que produzir conteúdo é um jogo de altos e baixos, mas...

Hands_holding_a_calculator_with_red_numbers

Como Calcular o Impacto Financeiro do Turnover em Sua Rede de Franquias

O turnover (rotatividade de colaboradores) é um dos maiores desafios enfrentados por redes de franquias. Mas você sabe exatamente quanto...

Redes que só focam em expansão e não investem no time de campo e em novas tecnologias estão com os dias contados!

O desenho abaixo é uma representação clássica em que uma rede de franquia coloca altos investimentos em expansão (ads, eventos,...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.