Sumário
ToggleA comunicação é um elemento fundamental em qualquer negócio, especialmente para uma rede de franquias. Afinal, sabemos que neste modelo de negócio, deve existir alinhamento constante entre a matriz e as unidades franqueadas.
Neste artigo, vamos discutir a importância do sistema de comunicação para impulsionar o sucesso de sua empresa.
Afinal, o que é um sistema de comunicação para redes de franquias?
Trata-se de uma estrutura que permite que o franqueador se comunique de forma rápida, fácil e eficaz com seus franqueados e vice-versa.
No dia a dia, essa comunicação está presente nas tarefas operacionais, para que o franqueado aponte direcionamentos, tanto específicos para cada unidade ou ainda informes padrões para toda a rede de franquias.
Mas, antes de entendermos melhor como aprimorar o sistema de comunicação da sua rede de franquias, saiba que isso não se restringe a apenas enviar informes e mensagens, mas realizar alinhamentos, compartilhar treinamentos e outras formas de interação que vão estabelecer uma relação de confiança entre franqueador e franqueado.
Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários
Treinar seus colaboradores faz parte das tarefas que impactam estrategicamente no sucesso de seu negócio.
Por isso, um sistema de comunicação eficaz é fundamental para garantir que os funcionários de uma empresa sejam treinados adequadamente e desenvolvidos para atender aos altos padrões de qualidade da empresa-mãe. A comunicação aberta e regular é essencial para garantir que os colaboradores compreendam os procedimentos, processos e padrões, além de estarem cientes das novas iniciativas e atualizações de produtos e serviços.
Padrões Operacionais Consistentes
A comunicação regular e eficaz é essencial para garantir que os padrões sejam consistentemente mantidos em todas as redes de franquias. A comunicação clara é importante para garantir que os franqueados entendam como resolver problemas e possam realizar ajustes de forma ágil para que o impacto seja em menor escala.
Alinhamento de materiais de Marketing e Publicidade
Um sistema de comunicação bem estabelecido é fundamental para garantir que os franqueados recebam materiais de Marketing e Publicidade em tempo real, afinal, agilidade faz toda a diferença nesse processo.
Esse tipo de ação é fundamental para garantir que os esforços de Marketing sejam consistentes e eficazes em todas as redes de franquias.
Centralização dos canais de comunicação
Caixa de entrada lotada de demandas para serem atendidas. Whatsapp com inúmeras notificações e que misturam demandas profissionais e pessoais.
Essa é a realidade de sua rede de franquias?
Essas situações faziam parte da rotina da fintech brasileira Stone, antes de realizar a implementação de um sistema de comunicação que fizesse a integração de todas as necessidades gerenciais de suas unidades.
“Antes de termos uma plataforma única, nossos franqueados não tinham acesso a um canal consolidado para acessar treinamentos, aprovar artes de campanhas locais e sanar dúvidas. Inclusive, isso nos gerava trabalho intenso na matriz, pois acontecia de respondermos a mesma dúvida para diversas unidades e em diversos canais”, aponta Estefany Assiz, do time de Marketing da Stone Franquias.
Ela menciona que atualmente, todos os processos da Stone foram otimizados, pois por meio de uma plataforma única, dados importantes são visualizados em tempo real e a comunicação entre as unidades é realizada de forma estratégica e simples, aumentando inclusive o engajamento dos franqueados.
“Atualmente, temos mais sinergia em todos os nossos processos, o que resulta em melhores resultados para a Stone”, comenta.
Novas Iniciativas e Atualizações de Produtos
Pense bem. Em um mercado extremamente competitivo, é de extrema importância que as empresas estejam em constante atualização, não é mesmo?
E como parte dessa estratégia, ao realizar lançamentos e atualizações de serviços ou produtos, é importante que as novidades cheguem ao seu franqueado de forma rápida e adequada.
Então, para garantir que as novidades sejam implementadas de forma adequada, é crucial ter um sistema de comunicação unificado que atenda aos quesitos de rapidez e eficiência.
Aliás, vale ressaltar que essa comunicação regular com os franqueados é necessária para garantir que eles entendam como as ações realizadas pelo franqueador afetam todas as operações.
Conclusão
Um sistema de comunicação eficaz é crucial para o sucesso de uma rede de franquia. Ele ajuda a garantir que os colaboradores sejam treinados e desenvolvidos adequadamente e que os padrões operacionais sejam mantidos de forma consistente.
Além disso, ter um sistema de comunicação para rede de franquia possibilita que seus franqueados recebam suporte adequado a materiais de Marketing e de Publicidade, que o gerenciamento de novas iniciativas e atualizações de produtos sejam implementadas de maneira adequada e que as tecnologias de comunicação sejam utilizadas para melhorar a eficiência e a produtividade em toda a rede de franquia.