ARTIGO

Sabe por que a sua empresa tem dezenas de ferramentas desconexas internamente?

Sumário

Vou responder os motivos de como é a decisão de contratar uma ferramenta em muitas das grandes empresas e como deveria ser:
O gestor de cada área escolhe suas ferramentas e aprova com seu orçamento, sem precisar consultar outras áreas, como se a empresa fosse só a sua área. Isso faz obterem até mesmo soluções similares em áreas diferentes;
O gestor muitas vezes tenta nem comentar com TI p não correr risco de alguém discordar e o projeto dele não avançar. Acaba olhando para o seu problema sem colocar o todo da empresa em primeiro lugar;
Acha que pensar em solução que atenda diferentes áreas vai necessariamente desagradar alguns. Quando na prática todas as ferramentas terão algo a melhorar, ou seja, o poder de inovação e implantar melhorias é mais importante no fornecedor do que detalhes que ainda não tem no produto;
Se apega a detalhes que estão na moda e que farão pouca diferença no resultado do projeto (ai, mas não tem a funcionalidade x com AI para situação y?). Às vezes não faz nem o feijão com arroz direito ainda, mas fica focado em modinhas para poder dizer que agora a empresa trabalha com a inovação x;
Resumindo, olham demais para o seu problema, focam na sua área e acabam colocando em segundo plano os problemas da empresa!
Mas como deveria ser? Coloco 4 dicas abaixo:
Planejamento estratégico anual deveria trazer como prioridade olhar para soluções que derrubam soluções. Como assim? Se uso 5 soluções e existe um fornecedor no mercado que entrega acima de 80% de cada uma, ele já terá mais engajamento pelo simples fato de não ter que fazer todos logarem 5 sistemas (mesmo com SSO);
uma solução que atende 5 áreas é mais complexo de implementar, sim, mas custa muito menos que uma para cada área. Ah mas tenho integrações. É verdade que ajuda, mas todo mundo sabe que custam caro, precisam ser mantidas e atualizadas, demoram para ser implementadas e normalmente não ficam tão redondas como se fosse tudo na mesma solução;
Na prática deveria ser assim: TI usa um service desk, Marketing usa um sistema de comunicação para campanhas, operações usa um de checklist, time de Educação usa um LMS.. se eles se juntam e colocam uma solução como Yungas que atende os 4, atingem essa meta. Mas por que? O custo será menor para empresa e o engajamento e eficiência operacional muito maior. Terão visibilidade maior. E posso provar com cases;
A escolha da solução não pode ser olhada apenas para features operacionais.. precisa ser olhada de forma estratégica também! O fornecedor implementa bem a capacitação das centenas pessoas que usarão a ferramenta? Eles mapearão os processos com os times? Projeto Top = ferramentas + pessoas + processos! Fazemos isso aqui todos os dias.
Lembre-se que se o barco tá furado, não importa o local, afetará todas as áreas!!! Encontre soluções pensando no todo.
Se quiser conhecer a Yungas, vamos conversar.
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