ARTIGO

Selo de excelência: métrica boa ou métrica de vaidade? Pediram a minha opinião, espero não ser cancelado por dar.

Sumário

Selo de excelência: métrica boa ou métrica de vaidade? Pediram a minha opinião, espero não ser cancelado por dar.
Quem me acompanha aqui sabe o quanto eu valorizo métricas, negócios data driven e o quanto eu critico gestores e redes de franquias que atuam majoritariamente com base no feeling. O selo de excelência, todavia, é uma métrica muitas vezes mais “desejada para o marketing / expansão” do que preocuapada com a excelência da rede em si. A métrica boa para excelência, ao meu ver, é o PEX!
Vou explicar o que penso. Muitas redes fazem todo um ambiente preparatório (um pouco artificial) para conseguir o selo, mas no fundo o objetivo central que deveria ser atingir a excelência em si, não é o que acontece. Além disso, a minha principal crítica sobre o assunto é que cada negócio e cada setor tem critérios muito específicos que vão determinar o que é excelência.
Um selo que usa critérios iguais para negócios tão distintos acaba sendo muito genérico (muito menos profundo do que um Programa de Excelência). Eu não sou contra o selo, que fique claro. O que quero dizer é que a excelência para uma empresa de educação muitas vezes terá critérios muito diferentes da excelência em uma empresa de food, por exemplo.
Há alguns anos quando começamos a desenvolver a ferramenta PEX na Yungas, o objetivo do primeiro projeto era fazer o PEX de um grupo econômico que detém várias franqueadoras bem diferentes entre si no portfólio. Para resumir rápido a história, o que percebemos logo de início foi que fazer um PEX que servisse igualmente para todos os setores seria algo super difícil.
Quando comparamos o selo de excelência com Programa de Excelência, na minha humilde opinião, apesar de um não eliminar o outro, o selo é algo que normalmente as franqueadoras estampam no site para ajudar a dar credibilidade para o time de expansão vender novas unidades. Já o Programa de Excelência é utilizado para acompanhar, elevar o padrão dos franqueados e a performance da rede. O seu fim é única e genuinamente atingir a excelência!
A brincadeira com a imagem obviamente é uma provocação. A mensagem que quero passar é que se você tem um selo de excelência e ainda não tem um PEX, dê ele de presente aos seus bons franqueados e a você mesmo. Escorize e beneficie aqueles que estão se dedicando e fazendo a sua rede crescer! Replique o que está dando certo na sua rede.
Quer conhecer a nossa ferramenta de Programa de Excelência? Vamos conversar! Temos bons aprendizados e excelentes especialistas para te ajudar.
Compartilhe este conteúdo

Receba conteúdos exclusivos para gestão de franquias

Entenda por que redes com +100 franquias ou em crescimento acelerado devem usar sistemas especializados em grandes redes!

Essa foi, sem dúvida, a afirmação que mais repeti nesses quase 10 anos de franchising. E eu quero esclarecer ela...

Você já se perguntou por que algumas redes engajam bem os franqueados e outras não? Confira algumas lições que aprendemos por aqui!

Vamos lá, quero te ajudar com algumas ideias. Esse é um tema importante. O ebook mais baixado da história da...

Como fazer tudo errado na sua rede com apenas 5 dicas rápidas. Mande para o seu concorrente! 😜

[CONTÉM IRONIA] 1) Venda franquias em todo o Brasil, sem crescimento espiral;2) Terceirize a escolha de novos franqueados;3) Diga a...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

Fale com um Especialista

Descubra como transformar sua comunicação multicanal