ARTIGO

Semana passada conversei com um franqueador que vendeu 114 novas franquias em 2025, mas fechou 91. O que acham disso?

Sumário

Saldo positivo? Crescimento? Maluquice?

Se existe um indicador alarmante de repasse / churn, como pode o empreendedor continuar vendendo aceleradamente como se isso fosse resolver o problema? Não consigo entender e fico triste pelo nosso setor.

Não achei que precisasse voltar a esse tipo de tema, mas infelizmente às vezes precisamos revisitar o básico. Hoje vou escrever sobre ações simples do franchising que não estão sendo executadas por muitos. E vou dividir em 5 tópicos para facilitar.

“Em ano difícil precisamos cuidar de forma redobrada de nossa base de franquias e clientes”

1) Comece pelas pesquisas gerais e de NPS para entender o que está acontecendo com franqueado detrator e cliente insatisfeito. Entenda as causas dos repasses e priorize resolve-las;

2) Ah mas o mercado está difícil. Eu sei, mas trabalhe estratégias para inovar e ajudar seu franqueado a faturar mais por meio de novos caminhos (produtos, campanhas, serviços, tecnologias, delivery, etc)

3) Traga para ele mais foco em treinamentos, aproveite para usar melhor suas plataformas atuais, faça com que eles engajem mais. A cada ponto de engajamento que você aumenta, mais ele te escuta e melhor ele opera. Treinamento ajuda também muito no problema de turn over alto;

4) Revisite e atualize seu playbook de boas práticas, incentive a troca entre franqueados com dificuldades e franqueados de alta performance. O maior benefício de operar uma rede é poder replicar as melhores práticas. Faça seu programa de excelência para incentivar franqueados a melhorar resultados. Fortaleça seus comitês com franqueados;

5) Ajude seus franqueados na gestão de DRE. Esse é um tema ainda bastante negligenciado. Ensine eles a reduzir custos, gerenciar caixa, renegociar aluguel, fazer a margem melhorar. Gaste energia de verdade para ajuda-los a obterem mais lucro. Isso fará seu repasse reduzir;

Muitos talvez ao ler esse post podem estar pensando: po tudo isso é muito óbvio.. mas digo a vocês.. a rede acima tem 183 lojas. Em tese tudo isso deveria estar sendo aplicado, mas não está. Perderam quase metade da rede em 8 meses e continuam focando a energia principal em expansão. E acredite, não são só eles!

Ao invés de investir no campo, nas consultorias com franqueados, em ouvir a ponta, se aproximar deles para reduzir o repasse, estão vendendo sonhos e alocando a taxa de franquia para investir em mais ads, midias, fazendo propagandas. É a teoria da caixa d’água furada.

Aqui na Yungas trabalhamos para resolver os problemas reais de nossos clientes. Somos especialistas em ajudar nessa transformação, trazendo tecnologia de ponta e soluções de como nossos clientes podem melhorar suas operações para crescer com qualidade e lucro.

Uma das frentes para isso é o nosso Programa de Excelência. Se quiser conhecer mais sobre, vamos conversar!

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