Um dos grandes diferenciais de uma rede de franquias é poder replicar as melhores práticas dos melhores franqueados. Mas será que as redes fazem isso de forma estruturada?
Muitas vezes o óbvio precisa ser dito. Se você tem uma rede de franquias, mas não tem um programa estruturado para compartilhar as melhores práticas dos franqueados, certamente você perde muito dinheiro e oportunidades. Nosso time vivencia isso na Yungas e busca fazer trocas ricas entre redes clientes via encontros e webinares. E internamente na rede, como fazer?
Muitas redes criam modelos como “clube do milhão”, “franqueados gold”, “G20”, etc para unir os melhores franqueados em eventos para troca de experiências. Estive num desses eventos de um super cliente nosso na semana passada e achei sensacional. Foi um momento rico de imersão com os melhores para trocar experiências, aprender as melhores práticas e replicar o que funciona bem.
Isso funciona para diversas áreas: marketing (como se posicinar localmente), financeiro (qual BPO cada um usa), operações (como manter qualidade), tecnologia (quais plataformas cada um usa), etc. Apesar de parecer óbvio, poucas redes o fazem bem feito.
Minha sugestão para as redes que querem começar a fazer é bem simples: crie um calendário com 4 eventos por ano de networking entre seus melhores franqueados, crie momentos de trocas, mas não esqueça do principal: gerar o playbook para compartilhar as melhores práticas com os demais franqueados da rede.
Muitas práticas, ferramentas e fornecedores que fazem com que seus melhores franqueados se destaquem como high performance, ao serem compartilhados com os demais franqueados da rede, aumentarão o faturamento deles. Claro que não basta apenas coletar, você precisa ter ferramentas boas para replicar as melhores práticas. Na Yungas, você pode compartilhar com a sua rede todos os aprendizados e colher os feebacks imediatos, inclusive por NPS.
Se você chegou até aqui e quer mais dicas de como montar um playbook de boas práticas na sua rede, pode me chamar inbox que terei o maior prazer em lhe ajudar!