Você já se perguntou por que algumas redes engajam bem os franqueados e outras não? Confira algumas lições que aprendemos por aqui!
Vamos lá, quero te ajudar com algumas ideias. Esse é um tema importante. O ebook mais baixado da história da Yungas é sobre como engajar franqueados. Sabemos que esse é um grande desafio no mercado de franquias e já escrevi aqui inúmeras vezes que se a rede tiver boas práticas e ferramentas adequadas, os franqueados vão engajar.
Tem redes que até optam por fazer tudo sozinhas, mas nem sempre o resultado atende às expectativas. Não se engane, a culpa pode não ser da ferramenta ou dos franqueados. Quando o seu fornecedor é F#D@, ele irá configurar a plataforma, integrar sistemas, treinar os times, orientar os franqueados e principalmente, ensinar as melhores práticas. Aí é lógico que o resultado será outro.
Apesar de não conseguir escrever aqui tudo que o nosso time aplica numa rede cliente, por serem muitas etapas que variam de acordo com setor, porte, maturidade e complexidade de cada operação, listei 10 dicas abaixo:
1) Evite que seu franqueado tenha que acessar múltiplos sistemas. Se não tiver como, use single sign on em tudo, para eles terem um único login;
2) Coloque processos recorrentes (de preferência diários) na plataforma para que seu franqueado entre diariamente, os realize e já veja os seus comunicados;
3) Escolha sistemas com APP e boa UX (sistemas sem aplicativo ou com usabilidade ruim reduzem muito o engajamento);
4) Evite excesso de comunicados e informes. Adote uma estratégia de comunicação centralizada (1x por semana tenha o informe que envolva todas as áreas da rede);
5) Unifique os 4 pilares do franqueado num único sistema (comunicação, checklist, treinamentos e PEX). Ao entrar para ver um checklist, já vai ver sobre o PEX;
6) Integre seu powerBI à plataforma do franqueado (para entregar os kpis estratégicos à ponta). A maioria tem os kpis, mas não compartilha views do BI com os franqueados;
7) Use módulo de AI (inteligência artificial) para reduzir o número de tickets no seu backoffice (essa dica vale para redes com +100 unidades);
8) Traga o seu PEX para um sistema adequado. Criamos aqui na Yungas o módulo PEX para o franqueado não ter que ver os kpis por planilhas ou em outro login;
9) Faça a comunicação sempre segmentada (por regionais, maturidade, perfil de loja, faturamento, NPS, nível no PEX, etc). Apesar de básico, muitas redes não o fazem;
10) Não economize na tecnologia do seu core business. O barato sai caro! Contrate fornecedores à altura do seu negócio e do seu sonho.
Aqui na Yungas implementamos projetos grandes e complexos. Sabemos que engajar a ponta é um desafio e que muitas redes tem essa dificuldade. É por isso que a gente existe. Não diga que seus franqueados não engajam sem antes aplicar as dicas.
E se quiser ajuda, venha conversar conosco!