Sumário
ToggleA utilização de planejamentos estratégicos em franquias com ênfase em tecnologia é muito importante nos dias de hoje. Para que o sucesso seja garantido em seu empreendimento, contudo, é fundamental procurar maneiras de ser diferenciado no mercado e garantir assim a competitividade.
Por esse motivo, é uma poderosa ajuda às práticas para realizar uma boa gestão estratégica de franquias. Este tipo de sistema possibilita mais rentabilidade e uma excelente chance de obter lucros sem que seja necessário criar uma nova marca no mercado.
É essencial que a empresa franqueadora tenha suas metas e processos bem estabelecidos por meio de sistemas e padrões de qualidade determinados. O sistema de franquias está em plena expansão no Brasil, permitindo oportunidades novas e um maior movimento na economia.
O que são os planejamentos estratégicos de franquias e para que servem?
Os planejamentos estratégicos de franquias são os processos com o objetivo de realizá-los de forma contínua e alinhada com a sua rede e equipe.
É a junção do método com a melhor aplicação possível dos recursos que estão disponibilizados para alcançar as metas empresariais. E a tecnologia faz toda a diferença nesse processo
Para você estruturar a gestão de sua marca é necessário seguir alguns importantes passos, como por exemplo:
- O planejamento deve ser elaborado e com objetivos bem definidos – Um bom planejamento é composto por planos e metas bem definidos. Para a maior eficiência, toda gestão de franquias deve ser baseada em três pontos principais: criação, desenvolvimento e monitoração. Para gerar um plano de ação é necessário levar em consideração os valores da empresa, avaliar o mercado, analisar o público-alvo e olhar para os colaboradores.
- Investir em padronização – É muito importante manter o padrão dos processos para garantir a autoridade da marca e a qualidade. Os franqueados devem ter ferramentas de controle de qualidade dos serviços prestados e utilizar a tecnologia só traz benefícios, pois otimiza esses processos.
- Estudar o seu público-alvo e entender suas necessidades – Além dos canais digitais é preciso realizar um estudo sobre os consumidores da sua marca e entender o que mais atrai sua atenção.
- Melhorar a comunicação com clientes – Através da tecnologia usando os canais digitais como aplicativos de mensagens e chat é possível aproximar mais o cliente para interagir com a marca de maneira objetiva e transparente.
- Ter uma gestão financeira bem aplicada – Quando a gestão financeira é bem consolidada produz impactos positivos para a franquia. Para que isto aconteça devem ser feitos planejamentos de curto, médio e longo prazo.
- Fazer um controle de qualidade – Há diversas técnicas e ferramentas para que a sua franquia tenha o controle de qualidade e uma delas são as plataformas que auxiliam a otimizar processos em rede assim como consultar dados de todas as unidades.
Conclusão
Como vimos, utilizar a tecnologia ajuda muito a otimizar os processos dos planejamentos estratégicos para as franquias.
Existem diversas empresas de tecnologia com o objetivo de auxiliar você a utilizar planejamentos estratégicos em franquias. Uma delas é a Yungas com foco no segmento de franchising.
Ela é encontrada tanto no Brasil como também em Portugal e tem por finalidade fornecer uma completa tecnologia de gestão o que torna mais fácil a comunicação, treinamentos, auditorias e centralizar vários processos em um só sistema.
Seu principal diferencial é possuir uma ferramenta que permite acompanhar a jornada e métricas consolidadas dos franqueados.
A Yungas através da metodologia Customer Success e do sistema Health Score tem a capacidade de analisar pilares como engajamento, faturamento, satisfação e padronização. Indicando, assim, de forma preventiva quais são os franqueados que estão correndo riscos como também aqueles que apresentam possibilidade de mais crescimento.