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ToggleQuando você pensa em gerenciamento de redes de franquias, uma das coisas mais importantes a considerar é o “Health Score” ou pontuação de saúde. Este é um indicador chave de desempenho que pode ajudá-lo a avaliar a saúde geral da sua franquia e descobrir áreas onde é necessário melhorar. Neste artigo, exploraremos o que compõe o Health Score e como ele pode impactar positivamente sua franquia.
Mas afinal, o que é Health Score?
O Health Score é uma métrica usada para medir a saúde geral de uma rede de franquia. Ele é calculado com base em várias métricas, incluindo satisfação do cliente, engajamento do funcionário, padronização da marca e faturamento. Cada uma dessas métricas é importante para avaliar a saúde de sua franquia, e elas são todas combinadas para criar uma pontuação geral.
Os indicadores do Health Score devem ser customizados ao contexto de cada negócio.
Mas, quando estamos falando sobre redes de franquias, existem quatro pontos que devem estar presentes no seu Health Score:
- Satisfação do franqueado com a rede.
- Engajamento do franqueado.
- Padronização da marca
- Faturamento.
Esses indicadores recebem pesos diferentes e, com base na ponderação, é possível obter uma nota de cada unidade, o que pode permitir uma tomada de decisão mais customizada. Desta forma, também é possível agir de forma preventiva.
Lembrando que esse indicador pode sofrer alterações a todo momento, portanto isso deve ser constantemente avaliado para fomentar iniciativas em busca de soluções e otimizações.
Satisfação do Franqueado
Esse indicador pode ser levantado valendo-se de entrevistas, questionários abertos ou fechados, como é o caso do Net Promoter Score (NPS). O importante é entender o que você gostaria de saber, definir uma metodologia e aplicá-la em todas as lojas.
É importante que exista um canal aberto de comunicação e que a franquia entenda que o objetivo da pesquisa é melhorar o relacionamento, assim o grau de sinceridade será maior.
De forma simples, é viável acompanhar a saúde de cada franqueado e acompanhar os indicadores em um intervalo temporal. Valendo-se dos indicadores, o próximo passo é sempre estruturar um plano de ação.
Engajamento do franqueado
O engajamento pode ser medido com a presença nas atividades como treinamentos, quantidade de chamados abertos e outros. Levante todas as atividades disponíveis como obrigatórias e opcionais para os seus franqueados e comece a mensurar a presença e o nível de envolvimento com sua marca.
O objetivo aqui não é punir quem não participa, mas entender por que algumas franquias participam mais, o que faz com que as pessoas tenham interesse ou não e qual a correlação entre esse engajamento e os resultados.
Se, por acaso, você conseguir notar uma correlação direta entre um volume maior de comunicação e resultados financeiros, você pode usar esses números a fim de incentivar a participação.
Busque entender qual o modelo de engajamento faz mais sentido para o seu contexto – se é uma reunião online, uma visita de campo, um momento para trocas ou interação entre franqueados.
Padronização da marca
A padronização da marca é uma métrica importante para avaliar a saúde de sua rede de franquia. Isso porque a consistência da marca é essencial para a construção da reputação da sua rede de franquia. A padronização da marca pode ser medida por meio da avaliação da consistência visual e da experiência do cliente em todas as suas unidades.
Faturamento
O primeiro ponto sobre faturamento é entender se o faturamento do franqueado atende à expectativa dele, se está aquém ou além do que foi dito a ele no momento do fechamento do contrato.
Feito isso, é importante levantar como os outros fatores listados acima podem fazer com que haja aumento de faturamento. Perceber se o fator-chave para uma melhora no faturamento está no engajamento, na padronização dos serviços ou relacionadas as atividades da rede.
Como o Health Score pode impactar positivamente a sua rede de franquia?
O Health Score pode impactar positivamente sua empresa de várias maneiras. Aqui estão algumas:
Identificar áreas de melhoria
O Health Score pode ajudá-lo a identificar áreas específicas em que sua rede de franquia precisa melhorar. Por exemplo, se sua pontuação de satisfação do cliente for baixa, você pode trabalhar para melhorar a experiência do cliente. Se sua pontuação de engajamento do colaborador estiver ruim, você pode trabalhar para melhorar a cultura e o ambiente de trabalho da sua empresa.
Monitorar o progresso
Além de identificar áreas de melhoria, o Health Score também pode ajudá-lo a monitorar o progresso ao longo do tempo. Ao medir regularmente sua pontuação de saúde, você pode acompanhar o progresso em áreas específicas e avaliar se as medidas estão funcionando.
Por exemplo, se você implementou uma nova estratégia de marketing para melhorar a satisfação do cliente, pode medir sua pontuação de satisfação antes e depois da implementação para ver se a estratégia teve o efeito desejado. Isso pode ajudá-lo a ajustar sua estratégia conforme necessário e garantir que você esteja no caminho certo para melhorar a saúde geral de sua rede de franquia.
Ao monitorar regularmente seu progresso com o Health Score, você também pode se comunicar melhor com sua equipe, mantendo todos informados sobre os resultados, iniciativas e novidades. Isso pode ajudar a manter todos os colaboradores motivados e trabalhando juntos para melhorar a saúde geral da empresa como um todo.
Motivar a equipe
Ao usar o Health Score como uma ferramenta de gerenciamento, você pode motivar sua equipe a melhorar continuamente e alcançar metas específicas. Ao definir metas claras e medir regularmente o progresso, você pode incentivar sua equipe a trabalhar de forma estratégica e unida em busca de melhorar a saúde geral da franquia.
Construir uma reputação forte
Ao otimizar sua pontuação de saúde, você pode construir uma reputação forte para sua empresa. Clientes satisfeitos e colaboradores engajados tendem a falar positivamente sobre sua marca, o que pode levar você a realizar mais negócios e claro, ter uma imagem positiva no mercado.
Conclusão
O Health Score é uma ferramenta valiosa para gerenciar e melhorar a saúde geral de sua rede de franquia. Ao medir e avaliar regularmente a satisfação do franqueado, engajamento, padronização da marca, além de faturamento, você pode identificar áreas que precisam de atenção e trabalhar continuamente e de forma assertiva para melhorá-las. Isso beneficia a equipe, deixando-a mais motivada, trazendo reputação mais forte para um negócio bem sucedido.