Sumário
ToggleEm um mercado atual cada vez mais competitivo, a OralDents se destaca no ramo de redes de franquias de clínicas odontológicas.
Atualmente, a rede conta com 187 unidades ativas e uma estratégia bastante agressiva de crescimento, pois a marca tem como meta ultrapassar o número de 200 unidades operacionais até o final do ano de 2023.
Para alcançar tal objetivo, a empresa utiliza uma plataforma única de gestão e comunicação para grandes redes, a Yungas, uma ferramenta que permite melhorar a qualidade do atendimento nas unidades, além de identificar e solucionar problemas sistêmicos de forma eficiente. Esta introdução traça um panorama inicial sobre a estratégia da OralDents, aprofundando-se nos mecanismos de expansão adotados pela empresa, assim como suas metas e objetivos para o um futuro bastante próximo.
Crescimento orgânico e de qualidade na expansão
Com 175 unidades ativas e mais de 30 unidades em processo de construção, a OralDents, uma rede de franquias de clínicas odontológicas, tem como objetivo ultrapassar 200 unidades no Brasil até o final de 2023. A empresa confia no crescimento orgânico para aumentar o número de unidades. “A odontologia é uma área que só cresce, e todos precisam dela em algum momento”, comenta a coordenadora Kelly Ferreira Pereira.
Resistência e crescimento durante a crise da Covid-19
Durante a pandemia, houve um breve período de recesso que durou três ou quatro meses, no momento mais crítico. No entanto, o crescimento da empresa em termos de números de clínicas e atendimentos, retomou rapidamente.
“Isso ocorreu porque a própria pandemia fez com que as pessoas se tornassem ainda mais conscientes sobre a saúde e a importância dos hábitos de higiene”, comenta Kelly.
Foco no futuro: expansão nacional e internacional
A OralDents já recebeu propostas para expandir a rede internacionalmente. No entanto, a meta imediata é aumentar a cobertura nacional e, mais importante, crescer com qualidade. Nesse sentido, a empresa está investindo em melhorar a relação com os franqueados por meio da implementação de novas tecnologias, melhorias nos sistemas de atendimento, agilidade na resolução de problemas e monitoramento constante.
Aumento de NPS e a satisfação dos franqueados
Entre janeiro de 2022 e o mesmo período de 2023, a OralDents conseguiu aumentar seu NPS (Net Promoter Score, que mede o quão satisfeitos os franqueados estão com a rede de franquias) em 16 pontos, atingindo a marca de 85 pontos na chamada Zona de Excelência. Mais importante ainda, a empresa não teve nenhum detrator entre seus franqueados no início deste ano, contando com um índice de 85% de promotores.
Comunicação efetiva e monitoramento constante
O monitoramento e as pesquisas de NPS são realizados por meio da Yungas, uma plataforma de gestão e comunicação para grandes redes de lojas e franquias, que a OralDents adotou em agosto de 2021.
Tecnologia e atendimento ao cliente
Por meio da Yungas, os franqueados da OralDents já abriram mais de 13 mil tickets. Todos esses chamados podem ser resgatados e avaliados para serem metrificados com objetivo de identificar e resolver problemas sistêmicos na empresa.
Organização e Centralização da Comunicação
Atualmente, toda a comunicação da OralDents está organizada e centralizada na plataforma Yungas. Assim, toda a rede consegue acompanhar em tempo real, todas as métricas de atendimento para o acompanhamento dos serviços, realização de pesquisas de satisfação; além de obter uma comunicação mais precisa com cada célula via inserções de tags e segmentações de público.
Esses e outros cases nos dão embasamento de que sem dúvida, uma plataforma de comunicação e gestão em redes de franquias favorece a gestão das unidades e dá o suporte necessário para tomada de decisões mais informadas e estratégicas para otimizar a operação de sua empresa.