Sumário
ToggleÉ do conhecimento do segmento de franquias que o fundo de marketing é muito importante para o posicionamento da marca e, principalmente, para potencializar as vendas locais de cada franqueado.
Fazer isso de uma forma que satisfaça toda a rede, entretanto, é um desafio bastante grande para o franqueador. Por conta disso, resolvemos compartilhar como estamos ajudando alguns clientes com esse desafio.
Reclamações como “franqueadora não foca nas redes sociais de forma regional“, “franqueador não segmenta as propagandas“, “franqueador faz campanha que não atende a minha loja” e muitas outras semelhantes fazem parte do cotidiano de redes que administram o tão conhecido e desafiador fundo de marketing. E antes de entrar no tema, para quem não conhece, vamos explicar o que é o fundo de marketing.
O fundo de marketing nada mais é do que um valor mensal, determinado em contrato, que cada franquia paga para que o franqueador invista em diferentes ações de marketing e publicidade. Esse valor normalmente é: ou um valor fixo mensal ou um % do faturamento mensal de cada loja, que pode variar em média entre 3% e 7%.
Apesar de nem sempre ser obrigatório, muitas franqueadoras, adotam essa prática com intuito de fortalecer a marca e impulsionar as vendas para todos os franqueados.
Apesar de parecer óbvio franqueados dividirem o fundo de marketing, que fará com que todos vendam mais, na prática não é tão simples agradar a gregos e troianos. Por isso, vamos mostrar algumas práticas que utilizamos para auxiliar franqueadores a terem êxito nas estratégias.
Selecionamos 5 dicas principais:
1) Alinhamento de expectativas
Um dos motivos de maiores reclamações (decisão sobre onde será investido o fundo) pode ser evitado se durante o onboarding do franqueado for melhor alinhado as expectativas de como funcionará a gestão do fundo. Como já diria a velha máxima: o combinado não sai caro.
Então a primeira dica é: independente das estratégias escolhidas, seja transparente e claro no início da relação com o seu franqueado. Explique exatamente quais estratégias o planejamento de marketing do ano seguirá (quais mídias, datas, ações serão realizadas e com base em qual referência).
2) Crie um planejamento de marketing com gestão participativa
Todos sabemos que é impossível prever todas as ações de marketing do ano, muito menos agradar a todas as unidades. Então, para ser justo, deixe claro as ações que já estão planejadas para o ano, que representarão 50% dos recursos. Para os outros 50%, crie um modelo de gestão participativa para que as franquias que melhor performarem o Health Score participem sugerindo ações específicas.
Outra estratégia é envolver o comitê de franqueados. Discuta as estratégias de divulgação de forma participativa!
O franqueador sabe que nem sempre vender mais é sinônimo de ser o melhor franqueado. Longe disso! Então cuide com os critérios que você utiliza para determinar quem deve ser priorizado na rede, ou melhor, ser mais escutado.
3) Utilize tecnologia para a gestão do Fundo de marketing
Além da Yungas, existem outras plataformas que também podem lhe ajudar nesse trabalho.
Se o seu objetivo é escalar de forma estruturada, assim como na construção de um prédio, comece investindo nas fundações. Tecnologias inovadoras permitem maior controle, transparência e profissionalização da rede. Invista no software com capital do próprio fundo de marketing.
Se a tecnologia realmente ajuda a sua rede a investir melhor em franqueados, oferece mais transparência e consequentemente obtém mais retorno, não há motivos para não investir. Pense grande!
4) Transparência na prestação de contas (accountability)
Tão importante quanto alinhar expectativas, planejar e ter critérios claros para gestão participativa, é prestar contas de forma muito transparente. Em outras palavras, não basta ser correto, você também precisa se mostrar correto.
5) Análise de resultados de marketing
Costumamos dizer que o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. A verdade é que por mais subjetivo que sejam algumas ações de marketing, é fundamental que o franqueador faça um levantamento dos resultados esperados versus realizados em cada ação.
Sabemos exatamente o quão complexo é esse trabalho, mas ao mesmo tempo o quão importante ele é para a curva de aprendizado da rede e melhoria na aplicação dos recursos.
Como participamos ativamente do relacionamento entre nossos clientes, franqueadores e seus franqueados, atuamos com tecnologia de ponta e execução de especialistas para ajudar as redes a melhorarem esse trabalho continuamente.
Sabemos que é um recurso escasso e que pertence ao coletivo de unidades, por isso somos extremamente imparciais, sérios, neutros e transparentes com cada unidade. Nosso foco é trazer o sucesso de cada franqueado!
A gestão eficaz do fundo de marketing em uma rede de franquias é crucial para o sucesso coletivo e a satisfação dos franqueados. Ao adotar práticas que priorizam a transparência, o alinhamento de expectativas, a utilização de tecnologia e uma abordagem participativa, franqueadores podem assegurar uma distribuição justa dos recursos e maximizar o impacto de suas campanhas de marketing. Importante também é a análise meticulosa dos resultados, que permite uma constante evolução e otimização das estratégias adotadas.
Para redes que buscam a excelência em todas estas frentes, a implementação de um sistema de gestão e comunicação para redes de franquia revela-se como uma solução estratégica, facilitando não só a administração dos fundos de marketing, mas também fortalecendo a marca e o relacionamento entre franqueador e franqueados. Com as ferramentas adequadas e uma abordagem centrada na parceria e no sucesso mútuo, é possível transformar os desafios da gestão do fundo de marketing em oportunidades para impulsionar o crescimento e a lucratividade da rede.
Se o nosso texto te ajudou, compartilhe para que ele possa ser útil a outras pessoas também. Meu nome é Guilherme Reitz e sou o fundador e CEO da Yungas.
Yungas é a primeira Plataforma de Partner Success do mercado, somos 100% focados no sucesso do franqueado, ou seja, atuamos para aumentar a satisfação, qualidade e performance de vendas dos franqueados, por meio de tecnologia, metodologia e execução.