Após algumas semanas de bastante leitura, volto a escrever para o nosso blog sobre os desafios de gestão de franquias.
Quando começamos o projeto da Yungas, a maior reclamação dos franqueadores era: “minha rede trabalha com dezenas de sistemas, muitos deles nem são focados no franchising, preciso gerir inúmeros logins e perco dias para cruzar informações entre cada um , isso quando é possível”.
Ao constatar esse problema fui pesquisar mais a fundo e procurei grandes marcas para saber se sofriam as mesmas dores. Para minha surpresa, as grandes não só sofrem com essa dor, como ainda tem um agravante, falta profundidade e metodologia na aplicação dessas ferramentas. E foram com essas informações que iniciamos a conceber um produto que cada dia que passa nos dá mais orgulho com os resultados para o segmento.
Minha pesquisa começou com uma rede de moda, uma das maiores franqueadoras do mercado. Entrevistei gerentes de expansão, gerentes de relacionamento com franqueados, consultores de campo, executivos regionais e principalmente, diversos franqueados. Quando pedi para me dizerem qual o pior problema, a maioria me passou: comunicação.
Nesse processo de entrevistas, identifiquei que a empresa utilizava doze sistemas diferentes:
1) ERP;
2) PDV;
3) Sistema para envio de materiais de marketing;
4) Helpdesk (suporte ao franqueado);
5) Ferramenta de disparo de NPS;
6) Checklist de campo;
7) CRM;
8) Sistema de BI;
9) EaD para treinamento;
10) Sistema de compartilhamento de arquivos e manuais;
11) Sistema de compra de produtos; e por fim
12) Sistema de billing.
Minha primeira pergunta foi: se um desses parar, como fazem?
E a resposta foi: caos!
Não precisamos entender muito de gestão para concluir que doze sistemas (maioria não integrados) gera um alto custo para rede. Custo porque gerir tudo isso numa rede com centenas de lojas é uma loucura.
Apesar de eu ter citado um único exemplo real, descobri posteriormente que isso é bastante comum no franchising. E a pergunta é: como sair dessa cilada?
É fato que nunca encontraremos um fornecedor que atenda todas essas ferramentas com a qualidade que desejamos. Entretanto, existem empresas, como a própria Yungas, que são focadas em criar projetos que derrubam ao menos meia dúzia dessas soluções e se integram com a outra metade.
O objetivo é tornar o uso de todas as ferramentas mais simples e prático, num único login com controle de acesso por usuário e, principalmente, obter todas as informações num único painel que possa de forma automatizada auxiliar o gestor no seu trabalho.
Costumamos dizer na Yungas que temos sempre que fazer com que 1 + 1 seja 11. Temos uma equipe de especialistas que não só executa o projeto junto de nossos clientes, como busca entender seus desafios e trazer para plataforma.
Ao final, o objetivo é centralizar as demandas num sistema, seja próprio ou integrado, que possa oferecer o tão esperado Health Score (índice de saúde) dos franqueados. Com metodologia de Partner Success, trazemos um aumento representativo do controle e performance na ponta, bem como redução de custos em campo.
E como fazer uma mudança tão grande? Todo esse trabalho é gradativo.
Começamos por uma POC (prova de conceito) em uma parte de rede. Não se pode criar a sensação de caos na empresa, então há bastante alinhamento com os gestores, por meio de um cronograma que é desenhado pela Yungas e aprovado pela equipe da franqueadora. Todos os processos são auxiliados por pessoas especializadas que dão suporte junto aos franqueados e colaboradores da franqueadora.
Ficou interessado em conhecer mais sobre nossa plataforma e trabalho? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhes atender.
Yungas é a primeira plataforma de Partner Success para franqueadoras no mercado brasileiro. Atendemos franqueadoras de médio e grande porte.