Não quero nem entrar no mérito de que boa parte das “auditorias” nem precisariam mais ser presenciais, mas vamos ao mais importante: consultor de campo tem que ser estratégico e ensinar franqueado a ganhar mais dinheiro!
Nada contra empresas terceirizadas que fazem isso, mas tem rede que contrata fornecedores apenas para “cumprir tabela”. Isso não faz sentido, porque custa caro e gera baixos resultados. Antes de fazer uma visita ou reunião por call com um franqueado, analise seus kpis e crie um plano com ações e metas claras.
Na Yungas tudo é feito por meio de plano de ação e as franquias são divididas em quadros kanban para ter uma visão sistêmica e organizada de como está o status de cada uma. Isso facilita para que sejam divididas em clusters. A premissa é: não podemos dar o mesmo remédio para todos os pacientes.
Se o seu objetivo é crescer a rede de forma sustentável, duas lições serão fundamentais: 1) não adianta acelerar o time de expansão para colocar mais franqueados para dentro se os atuais estão pedindo repasse; 2) não terceirize o core da sua empresa, esteja perto dos seus consultores e franqueados para garantir que seu time está ajudando verdadeiramente seus franqueados.
O grande benefício de operar uma rede de franquias é poder ensinar e replicar as melhores práticas da rede. Para fazer isso de forma estruturada, o programa de excelência é a base de tudo. Com ele, seus consultores podem chegar com dados e ter um papo estratégico e reto com o franqueado, visando aumento de performance, com base nas melhores práticas!
Se o seu time quiser aprofundar sobre esse assunto, pode me chamar inbox que terei o maior prazer em trocarmos conhecimento.