Comecei em franquias em 2018. E todo ano vejo muitos dos mesmos palestrantes nos palcos dos eventos.
Na semana passada me perguntaram por que tenho ido pouco aos eventos de franquias. Expliquei que tive gêmeos há poucos meses. Além disso me falta motivação para ouvir mais do mesmo. Sinto falta de gente nova falando nos eventos de franquias. Já comentei isso com organizadores e curadores. Hoje o mercado de franquias utiliza diversas soluções fundadas por empreendedores com histórias incríveis, inclusive concorrentes meus, mas a esmagadora maioria jamais subiu no palco de um evento relevante. Uns por não terem condições para patrocinar, outros por não terem networking.
Independentemente dos motivos ao meu ver quem perde é o público (franqueadoras, multifranqueados, franqueados, etc) que deixam de conhecer boas histórias, excelentes soluções e principalmente “o que tem de novo no mercado”. Empresas e palestrantes inovadores trazem oxigênio para o evento. E por mais que os palestrantes atuais tenham um baita legado, revê-los todos os anos nos eventos acaba gerando essa sensação de “mais do mesmo”. Acho incrível ouvir cases de soluções inovadoras que fizeram a rede evoluir num determinado tema, reduzir custos, ganhar eficiência operacional, faturar mais, etc.
Se quisermos acelerar a transformação digital do setor, teremos que pensar mais fora da caixa e trazer pessoas novas. Existe uma teoria do escritor americano Jim Rohn, que diz que nós somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo. Ou seja, se o evento traz sempre as mesmas pessoas, manteremos sempre a média atual. Se quisermos melhorar, teremos que inovar trazendo cabeças novas com novos conteúdos. Independentemente se você concorda ou discorda, fique à vontade para comentar. O espaço aqui é provocativo para ser propositivo. Devemos todos ajudar o setor a evoluir.
Contem comigo sempre. E ano que vem faremos um evento com essa proposta de inovar. Conto com apoio de todos. Vamos juntos transformar e modernizar o setor de franquias!!