Como comunicar bem em operações complexas? Seguem 5 dicas básicas: 👇🏼
1) Centralização de informes: enquanto cada área informar franqueados de forma independente, sua rede entregará muito “spam”. Centralize informes importantes com notícias de todas as principais áreas num único informe geral semanal e analise o engajamento. Menos é mais!;
2) Clustering: Trate os desiguais de forma desigual. Divida seus franqueados no sistema de comunicação por clusters (multiunit, regional, tipo de loja, faturamento, etc). Operações complexas precisam segmentar para comunicar de forma assertiva. Se tem uma mudança em SC, farei um comunicado apenas aos franqueados de SC. Isso vale também para cargos (poder comunicar gerentes de caixa de lojas de Sp, por exemplo). Fazer em grupos de whatsapp é o caos na terra!;
3) Multiunit: Use sistemas preparados para multifranqueados. Fazer seu maiores franqueados terem que logar em suas diferentes lojas para ler ou enviar comunicação é insano. Aqui na Yungas temos features focadas neles. Vale também para SSO e integrações em geral. Soluções ruins farão com que eles usem errado e acabem com os kpis. Exemplo: abre o ticket da loja A, mas era sobre a loja B;
4) Hub mindset: Unifique soluções de comunicação, checklist, compras, treinamentos, PEX num único ambiente. Conheço operações grandes que franqueados importantes não sabem se quer o login de algumas plataformas que a rede oferece. Fica dificil, caro e complexo controlar tudo em 10 sistemas diferentes. Sem falar que temos caso que reduz pela metade o investimento em tech;
5) Processos diários: coloque processos diários na plataforma. Seu franqueado deve abri-la todos os dias. Exemplo: se o check in de vitrine é feito na Yungas, quando o franqueado o preencher, já verá o comunicado com a campanha de marketing. Outro exemplo, quando ele abrir um comunicado, verá um plano de ação de inconformidade, ou um treinamento disponibilizado. Essa é a lógica!;
Tem uma dica que considero um pouco óbvia, então coloco aqui no final: se você tem uma rede grande e complexa, encontre uma solução que foca em enterprise. Aqui na Yungas nascemos focados em operações complexas, então convivemos diariamente com clientes que pedem melhorias para essa realidade.
Nós jamais pensaríamos em tantos detalhes para grandes operações se não tivéssemos 80% da nossa base em clientes com esse perfil. Se a sua rede é grande, mas quer usar um sistema voltado a pequenas redes (para economizar), saiba que provavelmente precisará gastar mais em headcount.
Não existe milagre, infelizmente. Na minha visão é muito mais caro e difícil gerenciar pessoas (a mais) do que tecnologia. É o famoso “barato que sai caro”. Como eu sempre digo, não pense apenas em menor custo.. foque no ROI do projeto. Se ele vai reduzir seu custo de headcount e ainda aumentar o engajamento na ponta, vai fazer muito sentido.
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