Estou me referindo a boas práticas! Toda rede tem tudo quanto é perfil de franqueado, isso faz parte. Mas o maior benefício de atuar em rede é que você pode aprender as melhores práticas e replicar para que todos os demais melhorem.
Uma unidade na ponta começa a usar um método ou sistema novo e aumenta em 20% o faturamento. O que deveria fazer a franqueadora? Captar essa boa prática para compartilhar com os demais para que repliquem. Parece óbvio, não? Mas muitos não fazem bem.
Se a sua rede não tiver um processo bem definido e uma “cerimônia” recorrente (mensal ou trimestral) de compartilhar as melhores práticas, isso não funcionará. E é claro que você e a sua rede estará deixando dinheiro na mesa e qualidade no serviço.
Aqui na Yungas recomendamos criar um processo na árvore de comunicação para que os franqueados mandem suas melhores práticas todo mês via Yungas. Além disso, informes com incentivos são gerados e os consultores de campo são também motivados a coletar essas práticas.
Do lado da franqueadora um time recebe e filtra para depois divulgar num informe geral as melhores práticas (cases) do mês ou do quarter via Yungas. Todos podem reagir. E isso também pode entrar no PEX. Na semana que vem o próximo episódio do nosso podcast falaremos sobre dados, mas também sobre esse tema.
Sua rede já faz algo desse tipo? Compartilhe nos comentários e ajude os demais do setor, será muito bem vindo!