ARTIGO

“Santo de casa não faz milagre”. Já ouviram essa frase? Vou provocar (com boas intenções) a sua reflexão.

Sumário

“Santo de casa não faz milagre”. Já ouviram essa frase? Vou provocar (com boas intenções) a sua reflexão.
Quantas vezes você já viu o peso da opinião do franqueado ficar em segundo plano? Mas se a consultoria xpto falar para fazer a mesma coisa, vira prioridade máxima! Isso faz parte do cotidiano de muitas redes e é um baita desperdício de talentos.
O seu franqueado está todo dia com a barriga no balcão falando com o seu cliente. Por falar com muitos clientes todos os dias, ele entende mais as dores do seu produto ou serviço do que qualquer consultoria, gerente ou até mesmo cliente final. O peso da opinião dele deveria ser a mais importante para sua rede.
Essa inversão de valores acaba atrapalhando a gestão de prioridades da sua rede, além de colocar em cheque a relação com o maior responsável pelo sucesso ou fracasso da marca. Tenho todo respeito do mundo pelas consultorias de franquias, são super importantes para o ecossistema, mas muitas vezes o que a franqueadora precisa não é de uma consultoria, mas sim ouvir o seu principal sócio, o franqueado.
Nada melhor do que quem está no dia a dia ouvindo o cliente final para ter a sensibilidade e trazer sugestões de melhorias, perceber rapidamente se existe um problema de precificação, se o produto está defasado, se o concorrente está atuando de alguma forma melhor, se o cliente está insatisfeito com algo. Os franqueados são os seus mais preciosos olhos e ouvidos sobre a realidade na ponta.
E é por isso que a base de todo o sistema e trabalho que fazemos na Yungas é em cima de indicadores advindos deles, incluindo o NPS. e health score. Trazemos várias ferramentas fundamentais para você poder ouvi-los, retornar com melhorias, criar planos de ação, escorizar com base em critérios objetivos, analisar dados e tomar as melhores decisões.
Enquanto a cultura da sua rede estiver deixando o peso da opinião do seu franqueado em último plano, eu afirmo categoricamente que as suas estratégias de crescimento não são sustentáveis e a visão da empresa está totalmente desatualizada. Os melhores franqueados não terão interesse em estar no seu barco.
As melhores redes do mercado crescem com excelentes franqueados. E excelentes franqueados optam pelas melhores redes. Conhecemos alguns cases de franqueados multiunit que migraram de uma marca para outra, porque a franqueadora não escutava, não clusterizava e principalmente, não entregava diferenciais para os franqueados high performance da rede.
Trabalhamos com +10.000 franquias aqui na Yungas. Se você precisa modernizar a sua rede e a relação com o seu franqueado, vamos conversar! Cada dia que passa e você procrastina esse projeto, é mais dinheiro que fica em cima da mesa por ter uma rede desengajada, desatualizada, fazendo as velhas práticas de 10 anos atrás.
E sobre a imagem abaixo, qual a ordem você prioriza as opiniões na sua rede? Compartilha conosco nos comentários!
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