ARTIGO

Semana passada visitei uma rede com 500 parceiros credenciados que fatura +3 bilhões de reais por ano. E adivinhem a loucura?

Sumário

Eles registram todas as visitas de campo no papel. [Can you believe it?] Depois colocam num excel que alimenta um powerBI. As fotos são enviadas no whatsapp. Toda comunicação formal acontece por email. A informal por WhatsApp. Já parou para pensar no tamanho da ineficiência operacional dessa empresa?

É duro de acreditar, mas ainda tem muitas redes enormes, bilionárias inclusive, que fazem toda a gestão e comunicação com a ponta como se tivesse na idade da pedra. Principalmente fora de franquias. Não tem como não escrever sobre isso.

No setor de franquias, as redes em geral já estão um pouco mais maduras com relação ao uso de ferramenta de checklist para auditoria de campo, mas comunicação nem tanto. E muitas ainda usam diversos sistemas, sem UX voltado ao one stop shop para o franqueado.

Quando saímos do setor de franquias e vamos a redes que se relacionam com parceiros, lojas próprias, cooperados, associados, polos ou outros tipos de canais b2b em geral, o cenário é bem mais amador. Se você conhece casos semelhantes, por favor faça uma boa ação a eles e a nós: indique a Yungas. 😂

Brincadeiras à parte, esse relato é apenas para mostrar como ainda existe uma jornada grande de transformação digital nesse nosso Brasilzão. Seguimos firmes no trabalho de educar e transformar grandes redes, operações complexas com desafios de engajamento na ponta, seja rede de franquias, indústria ou demais setores.

Se você viu algo parecido, comente abaixo, me conte, pois queremos mudar esse cenário nos próximos 10 anos. E eu sempre digo que antes de se preocupar tanto com a IA tem muita empresa que precisa fazer o básico do arroz com feijão da digitalização e automação dos seus processos.

Compartilhe este conteúdo

Receba conteúdos exclusivos para gestão de franquias

Existem 2 perfis de gestor de franquias

o que trata projetos e ferramentas como um custo e o que trata projetos e ferramentas como um investimento. O...

Internacionalizar franquia não é mudar o CEP, é competir em território neutro. Se a tese só funciona “em casa”, ela não é tese, é costume.

Verdades que salvam caixa: Cliente local primeiro-> hábitos, preço de referência, canais, jornada. Ajuste o que for preciso para ele...

Se eu fosse estruturar um Programa de Excelência do zero

O que eu faria é o seguinte:Primeiro, a maioria das redes trata o PEX como um “ranking bonitinho” pra premiar...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

Fale com um Especialista

Descubra como transformar sua comunicação multicanal