Sempre terá alguém disposto a fazer “quase de graça”. Só não se engane, BMW com preço de Fusca é cilada!!!
Vamos falar um pouco de verdades? Se você preza por qualidade na sua rede, isso deve ou deveria permear por toda a cultura do seu negócio. A mensagem que você passa para o seu time e sua rede quando contrata uma solução meia boca (super barata) é de que qualidade não é a prioridade, mas sim o custo mais baixo. Não tem nada de errado nisso, desde que você entenda e aceite o seu posicionamento.
Sempre que a gente observa empresas que vendem produtos com foco em qualidade, mas na hora de contratar fornecedores vão direto no baratex, fico desconfiado. A verdade é que a conta dificilmente fecha. Se qualidade está no seu DNA, você buscará os melhores fornecedores, investidores, parceiros, colaboradores para entregar o melhor produto. Explico o que penso contando um pouco sobre a nossa história aqui na Yungas.
Desde o inicio da empresa, em 2018, colocamos qualidade como um dos nossos valores. E para poder entregar qualidade máxima aos nossos clientes, sempre focamos em contratar os melhores fornecedores (cabendo no bolso, óbvio). Sabemos que existem soluções mais baratas que intercom, jira, aws, mixpanel, github, sendgrid, etc, mas estamos com eles por entender que a qualidade desses serviços reflete diretamente nas nossas entregas para os nossos clientes.
Em outras palavras, se o meu posicionamento perante ao mercado é de entregar a melhor solução e serviço para redes de franquias, não posso abrir mão de “tentar” obter os melhores stakeholders (fornecedores, parceiros, investidores, colaboradores e sócios). Se o meu objetivo fosse entregar o mais barato, teria que abrir mão de muita coisa, baixaria qualidade e custos, para poder baixar o preço.
Outro ponto importante que nem todo mundo aplica na hora de contratar é que você não deve escolher pelo custo, mas sim pelo ROI (retorno sobre o investimento). Se a solução A custa R$3.000 por mês e retorna R$9.000, você tem um ROI de 3x, o que costuma ser bem interessante. Se a solução B custa R$1.000, mas gera um ROI de R$500, por que alguém escolheria a solução B? Porque ou não confia no ROI da solução A ou porque não faz a conta.
A provocação da imagem e do texto tem dois objetivos: 1) lembrar que não existe milagre, se o preço for super barato, a entrega provavelmente será impactada; e 2) mesmo que a sua rede foque em eficiência operacional, comece a olhar menos para custo e mais para ROI. Você perceberá que essa mudança de paradigma impactará diretamente nos resultados do seu negócio. Se não confiar no ROI prometido pelo fornecedor, faça com ele um contrato de risco, mas evite olhar as coisas de forma simplista e rasa.
Se a sua rede quer se relacionar com os canais (parceiros, franquias, licenciados ou cooperados) por meio da melhor solução do mercado, venha conversar conosco. Nós temos a solução para você. Pode me chamar inbox!