Sumário
ToggleDiariamente, falamos com redes de franquias que almejam substituir o WhatsApp para profissionalizar, ter maior visibilidade e controle da sua rede. Na prática, poucas conseguem, de fato, largar esse vício.
Encontramos também muitos franqueadores que tentaram centralizar a comunicação em intranets, extranets, helpdesks, sem alcançar o engajamento esperado. A seguir, você irá conhecer 5 requisitos obrigatórios para que um sistema de comunicação seja efetivo e permita a transparência de tudo o que está acontecendo na sua rede.
1) Comunicação Síncrona
Se você não consegue entender o porquê de ser tão difícil substituir o WhatsApp por um helpdesk ou uma extranet, entenda que você está tentando comparar maçã com banana.
O que torna o WhatsApp tão prático é o fato de ser um meio comunicação síncrono (em forma de chat). Você fala, o outro responde, você responde de novo e assim por diante. É algo ágil.
Hoje, é muito raro encontrar casos onde se consiga engajar os dois lados em ferramentas assíncronas. Se você quer engajamento, coloque uma ferramenta de comunicação síncrona.
2) Boa usabilidade (UX)
Costumamos dizer que se você deseja trocar algo na sua empresa, é fundamental que o que virá para substituir o antigo seja tão prático ou ainda mais fácil de se utilizar. Todos estão acostumados no Brasil com WhatsApp porque é muito simples e rápido de usar.
Se você pensa em trocar o sistema para ganhar KPIs, visibilidade e controle, precisará entregar aos seus franqueados algo que seja igualmente fácil e com mais funcionalidades.
3) Versão Mobile / App
Se estivéssemos em 2012, diríamos que a versão mobile ou app seriam diferenciais numa ferramenta dessas, mas hoje é um pré-requisito.
É inadmissível você entregar uma ferramenta que não funcione bem, ou mais ou menos pelo celular e achar que seu franqueado deverá usá-la com o mesmo engajamento que tinha quando se comunicava pelo WhatsApp.
Sinto dizer, mas isso dificilmente irá acontecer. Hoje em dia as pessoas lembram de algo e precisam mandar na hora para a rede, de onde estiver, pelo celular.
4) Mensagens em via de mão dupla
Para quem trabalha com franchising, muitas vezes comunicar é mais importante do que receber mensagens. Não faz o menor sentido você substituir o WhatsApp por um helpdesk que apenas recebe “tickets”. Além de ser uma comunicação assíncrona, só tem uma via.
Preste muita atenção nas diferentes formas de se comunicar com seus franqueados na plataforma. Havendo a necessidade de comunicar-se proativamente com seus franqueados, ter a possibilidade de substituir a lista de transmissão (sem limite de usuários nem de arquivos), mas também algo que seja mais visual para envio de html ou videos. Isso servirá para campanhas, promoções, ações de marketing, etc.
Fique atento também se há um local para registrar problemas com seu franqueado (envio de notificações, contratos ou ocorrências como um todo).
5) Filtros e KPIs
Observe se a sua ferramenta possui fácil acesso às informações, através de filtros e possibilidades de busca.
Além disso, talvez um dos pontos mais relevantes: KPIs. Indicadores são fundamentais para medir o engajamento / adesão de seus franqueados.
Conheço muitas redes que fazem inúmeros materiais e campanhas, mas não sabem se seus franqueados acessam. Não sabem o quão engajados estão. Se você não mede, não se sabe onde melhorar, por não ter referência de ponto de partida.
E como a Yungas pode te ajudar?
Mesmo sabendo que engajamento é o calcanhar de Aquiles das redes de franquia, e na minha opinião o mais importante do franchising, raras são as que tem essa informação.
Esse quesito é o que mais investimos na Yungas. Todas as interações geram métricas. Todas as ações geram histórico.
Tudo isso para que você tenha acesso rápido a informações como: quais áreas da sua empresa respondem rápido, quais respondem bem, quais franqueados acessam, quais interagem mais ou menos. E ironicamente não conheço nenhum outro sistema além da Yungas que traga essa informação para a rede.
Pela nossa experiência, conseguimos “ganhar” os franqueados justamente por ser muito fácil de usar. Como descobrimos isso? Pesquisas. Converse com seus franqueados e escute o que ele tem a dizer.
Apesar de muitas informações óbvias, a maior parte dos franqueadores no Brasil não consegue substituir o WhatsApp por uma ferramenta com alto engajamento.
Temos cases de clientes que passaram pela experiência de transição, pois eles tinham extranet, helpdesk e quando migraram para Yungas, conseguiram reduzir a dependência do WhatsApp efetivamente.
E aqui vem o mais curioso: temos cases comprovando que a performance de faturamento dos franqueados é sensivelmente afetada pelo seu engajamento. Ou seja, se você tem um bom trabalho e sistema para engajar seus franqueados, você aumenta consideravelmente seus resultados.
Quer saber mais números? Entre em contato conosco! Meu nome é Guilherme Reitz, sou fundador e CEO da Yungas: plataforma de sucesso dos franqueados pioneira e líder no mercado brasileiro.