“Taxa de royalties igual para todos desestimula os melhores franqueados”. Escutei essa frase de um multifranqueado que admiro muito.
Quando ouvi isso desse amigo que é um dos multifranqueados mais respeitados do Brasil, passei a refletir sobre o tema e achei que valeria escrever sobre. Segundo ele, a franqueadora deve colocar a sua taxa de royalties de forma progessiva, ou seja, os franqueados que batem metas e seguem os padrões da rede pagam menos, enquanto os que não atingem e não seguem as regras do jogo, pagam mais.
Achei muito interessante o modelo. Assim como em vendas, você estimulará seus franqueados a baterem as metas e seguirem os padrões da rede (controlando via PEX), enquanto aqueles que não seguirem o combinado, acabarão pagando mais caro e talvez repasssarão seu ponto. Em suma, a rede irá estimular franqueados que queiram crescer com ela e seguir as suas diretrizes.
A melhor forma de organizar tudo isso é com o Programa de Excelência (PEX). Já trouxe aqui alguns posts sobre como ajudamos diversas franqueadoras na Yungas com esse propósito. Expliquei ontem sobre a minha opinião comparando o PEX com selo de excelência. E hoje faço o gancho de como a taxa de royalties progressiva deixará sua rede mais meritocrática e atrativa para os melhores.
Temos especialistas e um módulo na plataforma inteiramente dedicado ao PEX. Também temos franqueadoras que usam o nosso módulo de Gestão de DRE para fazer a apuração dos royalties. Se você quer saber mais sobre esses temas ou ferramentas, vamos conversar. Irei compartilhar alguns cases de sucesso e terei o maior prazer em lhe atender.