Vamos ser honestos entre nós? Tudo nessa vida é uma questão de prioridades! Não tente se enganar.
Se você odeia ter que responder um franqueado no final de semana, mas quando entra aquele lead interessado em abrir uma nova loja, você corre e liga todo faceiro para tentar vender a nova franquia, sinto dar essa notícia, mas você está definitivamente priorizando as pessoas erradas!
O seu franqueado é o canal de vendas que já está ao seu lado, que confiou e investiu na sua marca, que acreditou no seu discurso e no sonho, que se dedica diariamente no negócio, e que pode ser um lead (se tornar multifranqueado) muito melhor do que o que pingou no seu site.
Por mais que toda empresa precise e queira crescer, você deve atender os seus canais no mínimo igual você atende a um lead do funil. Isso pensando de forma medíocre, porque se for pensando grande, você deve priorizar ele 10x mais que um lead. Muitas vezes o óbvio precisa ser dito. E às vezes incomoda, mas se você analisar as melhores empresas do mercado, muitas se quer abrem lojas para novos leads.
Não vou citar nomes e marcas, mas as maiores referências em franquias no Brasil já tem um grupo grande de multifranqueados que chegam a entrar em fila de espera caso a franqueadora abra uma nova unidade. “Ah Guilherme, você está usando um exemplo que não se aplica a todos”. Concordo! Mas mesmo que o seu negócio não se aplique a multiunit, pense na teoria do funil invertido.
Para quem não conhece, a teoria do funil invertido, ou ampulheta, basicamente mostra que clientes satisfeitos trazem novos clientes para o funil. Trazendo para realidade da franqueadora, franqueados promotores da marca trazem novos leads, e normalmente muito mais qualificados, que um lead frio que chega pelo google ou ads. Em outras palavras, invista na relação com a sua base de franqueados.
Lógico que eu sei que muitas vezes a ligação do franqueado é para repassar um problema, mas justamente é nesse momento que você pode transformá-lo em oportunidade. A forma como você irá se dedicar para resolver fará com que o seu franqueado conte de forma positiva como a sua franqueadora é fora da curva ao lidar com uma situação sensível.
Por mais que possa parecer contraintuitivo, resolver bem os BOs da sua rede te levará muito mais longe do que criar uma super máquina de vender franquias. Até porque na maior parte das vezes quantidade não é sinônimo de qualidade. Tem muita rede abrindo pontos em locais que jamais o franqueado conseguirá ter êxito. Sejamos honestos. Foque na sua base, em qualidade e em relacionamentos de longo prazo!
Se você quiser conhecer mais sobre como fazemos aqui na Yungas, pode me chamar. Temos um playbook com as melhores práticas. Vamos conversar! Assim como em todos os setores, no nosso também existem as soluções focadas em “quantidade de novos projetos” e outras, como nós, 100% focadas em qualidade dos novos clientes!