ARTIGO

Existem 2 perfis de gestor de franquias

Sumário

o que trata projetos e ferramentas como um custo e o que trata projetos e ferramentas como um investimento. O primeiro buscará o menor preço, o segundo focará no maior ROI (retorno sobre o investimento).

Conseguem perceber a diferença? Um foca em pagar menos, o outro quer receber o melhor (quer o maior retorno na ponta e na franquedora). Um olha como sacrifício gastar com tecnologia, o outro quer saber de conseguir ter mais eficiência operacional e sobrar mais dinheiro no caixa. Isso define os caminhos escolhidos e resultados que virão.

Num cenário cada vez mais desafiador, o que não falta são argumentos para justificar mal resultados de um projeto. Ou colocar a culpa em outros fatores. A grande realidade é que nada é automático, precisamos nos dedicar como gestores do projeto e melhorar nossos processos para conseguir aumentar engajamento e eficiência operacional.

Não existe caminho fácil. Se o seu time (do lado da franqueadora) não estiver bem assessorado para redesenhar as estratégias e executar os novos processos com um bom fornecedor, nenhuma ferramenta ou franqueado o fará automaticamente. Projetos bem sucedidos funcionam com boas práticas. E o bom exemplo vem de cima.

Muitas empresas não entendem por que mesmo usando exatamente as mesmas ferramentas uma rede atinge excelentes resultados e outra não. E a resposta está acima. Você só atingirá os mesmos resultados se aplicar às ferramentas novos processos e preparar as pessoas para tal. Sem aculturar as pessoas o hábito não muda.

🚨PESSOAS, PROCESSOS e FERRAMENTAS!!!

Todo grande projeto precisa de um embaixador na franqueadora. Fique atento a isso, porque se essa pessoa sai e não é feita uma boa reposição, possivelmente aquele projeto ficará órfão e começará a ruir.

Compartilhe este conteúdo

Receba conteúdos exclusivos para gestão de franquias

Conversei com franqueadoras essa semana que dizem estar prontas para escalar. Nenhuma está.

Enquanto a rede é pequena, dá para segurar no WhatsApp, planilha e telefonema. Quando crescem, os problemas aparecem: comunicação desalinhada,...

Com tantas opções e acessibilidade de soluções, o fluxo das operações são desconexos.

No mundo hiperconectado e barato, cada área adiciona “só mais uma” solução. O efeito colateral nas redes é a fragmentação:...

Internacionalizar franquia não é mudar o CEP, é competir em território neutro. Se a tese só funciona “em casa”, ela não é tese, é costume.

Verdades que salvam caixa: Cliente local primeiro-> hábitos, preço de referência, canais, jornada. Ajuste o que for preciso para ele...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

Fale com um Especialista

Descubra como transformar sua comunicação multicanal