🤯 Ainda existem redes que apostam na tese de desenvolver software de comunicação, CRM ou LMS dentro de casa.
Eu sei que a grande maioria não precisaria ler esse post, mas enquanto existirem redes que adotem essa tese, eu escreverei sobre. Nos últimos anos nos deparamos com algumas poucas redes (grandes) que disseram que desenvolveriam o sistema de relacionamento com canal dentro de casa. Aquilo me deixou super intrigado, porque o software existente desenvolvido por eles já incomoda os times atuais internos que nos procuraram, mas mesmo assim os decisores preferiram insistir.
A verdade é que nem nós que somos uma empresa de tecnologia fazemos qualquer tipo de sistema para uso interno. Por uma questão de foco, se existe um fornecedor com algo pronto, por que eu vou fazer um meu? Se o core do meu business é fazer hambúrguer ou vender perfume ou vender serviços financeiros, por que cargas d’agua eu desenvolveria um CRM melhor ou mais barato do que o produto que já está há anos validado por centenas de outras redes?
Normalmente a rede acredita que fará algo mais customizado. O problema é que desenvolver um sistema é apenas a ponta do iceberg, depois tem que manter, atualizar e evoluir. Muita gente acha que vai criar um produto e quando terminar acabou o investimento. Na prática a maioria das empresas que desenvolve dentro de casa, após alguns anos acaba ficando com um sistema dinossauro chamado legado, que não se integra facilmente com outros sistemas e não atualiza na mesma velocidade que o de mercado, porque a equipe não consegue priorizar os pedidos, os quais concorrem com outras prioridades.
Uma dessas redes que conversei tem um tamanho muito grande, vende serviços financeiros e inclusive sou cliente. Como cliente sempre que entro no app e vejo bugs ou melhorias a serem executadas, fico me lembrando que o time que deveria estar resolvendo isso está planejando o desenvolvimento de um sistema de comunicação com seu canais. Não faz muito sentido, mas trago esse exemplo para mostrar o que, na minha opinião, diversas grandes corporações sofrem na jornada: o desafio do “isso a gente faz aqui dentro”.
Se você já passou por isso na sua empresa ou pensa diferente, comente! Tenho bastante interesse em ouvir as experiências de cada um de vocês. Aqui na Yungas temos a experiência de receber feedbacks de +10.000 franquias clientes, o que seria quase 3 Boticários. Isso nos ajuda a evoluir o produto diariamente. E como trabalhamos com vários setores e diferentes tipos de canais, muitas vezes o aprendizado de um setor leva uma nova experiência para clientes de outro setor. Essas boas práticas vão sendo replicadas e gerando insumos para melhoria da plataforma e para o playbook.
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