ARTIGO

Board of advisors em rede de franquias. O que é, quando montar e por quê? 👇🏼

Sumário

Vamos aos fatos primeiro. Redes de franquias com board of advisors costumam existir quando a rede já é bastante grande. Mas será que ter conselheiros desde cedo não pode lhe ajudar a melhorar e acelerar o crescimento? Quero desmistificar esse assunto, pois tenho certeza que pode ajudar muitos empreendedores e executivos do franchising.
 
Começando pelo conceito: Board of advisors é uma comissão externa de aconselhamento formada normalmente por 3 a 7 conselheiros, dependendo do tamanho da rede. Eles tem como propósito orientar principalmente na parte estratégica. Por já serem referências no setor, e não fazerem parte da empresa, propõe e validam ideias e ações com as lideranças internas do negócio, isentos de interesses pessoais.
 
Mas por que fazer e quando? Aqui entra a minha opinião, ou seja, não é uma verdade absoluta. O motivo de fazer é porque normalmente os sócios-diretores acabam tão imersos no dia a dia da empresa “resolvendo as buchas”, que discutem pouco o estratégico. O conselho ajuda a pensar melhor o longo prazo. Na minha primeira empresa, o board começou cedo, com 1 ano de empresa e tínhamos menos de 10 colaboradores. Não éramos uma rede de franquias, mas tínhamos captado investimento com um fundo VC.
 
Trazendo para realidade de redes de franquias, como em qualquer outro setor, não acho que exista o timing perfeito para montar o board. Na minha humilde opinião, se os empreendedores sonham grande, quanto mais cedo o fizerem, maior a chance de acelerar os resultados. Contudo é importante lembrar que um conselheiro não trabalha de graça. Ele cobrará suas horas para participar das reuniões, que podem ser mensais, trimestrais ou até quinzenais.
 
A notícia legal é que com criatividade você consegue pagar “sem dinheiro imediato”. Por exemplo, se o seu negócio ainda é pequeno e não pode pagar a hora do conselheiro, você pode negociar em equity da sua rede. Dependendo do caso pode valer muito a pena para ambos. Já participei como conselheiro em empresas de tecnologia. Hoje como estou no varejo, só participo de board em rede de franquias.
 
Se a sua rede ainda não tem um conselho formado, reflita com os seus sócios e diretores sobre o assunto. Isso pode ser uma virada de chave no seu futuro. Conselheiros muitas vezes trazem estratégias inovadoras. E se quiser ajuda para montar um ou saber mais sobre o tema, pode me chamar que terei o maior prazer em trocar experiências!
 
Sempre tive conselheiros nas minhas empresas. E a sua rede, já tem? Acha que vale a pena? Comente abaixo!
Compartilhe este conteúdo

Comecei com conteúdo no Linkedin há 6 meses. E hoje compartilharei aqui alguns aprendizados e resultados! 👇🏼

Como tudo na vida, vocês podem ver no gráfico que produzir conteúdo é um jogo de altos e baixos, mas...

Hands_holding_a_calculator_with_red_numbers

Como Calcular o Impacto Financeiro do Turnover em Sua Rede de Franquias

O turnover (rotatividade de colaboradores) é um dos maiores desafios enfrentados por redes de franquias. Mas você sabe exatamente quanto...

Redes que só focam em expansão e não investem no time de campo e em novas tecnologias estão com os dias contados!

O desenho abaixo é uma representação clássica em que uma rede de franquia coloca altos investimentos em expansão (ads, eventos,...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.