ARTIGO

Por que algumas redes não conseguem engajar numa plataforma oficial de comunicação como outras?

Sumário

Toda empresa nasce com poucos processos, baixa formalidade, sem burocracia e as coisas “funcionam”. Conforme a empresa cresce, se ela não criar processos, estruturar padrões e seguir normais, as coisas saem do controle.

Em comunicação não é muito diferente disso. Os benefícios de uma plataforma são óbvios: organização do histórico centralizado, kpis, sla, csat, nps, workflow, etc. Porém um grande engano é achar que as coisas acontecem automaticamente. Como tudo na vida, para obter grandes benefícios, você precisará colocar tempo e energia.

Mudar a cultura do WhatsApp é totalmente possível e temos muitas redes que o fazem, mas nenhum projeto bem sucedido acontece sem o esforço do “embaixador do projeto”. Ele é o responsável por mobilizar internamente e externamente um movimento de mudança.

Se o time da franqueadora não participa ativamente no processo de mudança, não adianta culpar os franqueados depois. O exemplo vem de cima. Se a empresa quer profissionalizar, ela precisa conscientizar seus colaboradores e franqueados da importância e benefícios. A imagem abaixo é uma ilustração de como muita gente enxerga as coisas.

Na prática não é o whatsapp que atropela a plataforma de comunicação, mas pessoas não compradas com o projeto, fazendo um autoboicote, às vezes até inconsciente. Para facilitar a sua transição, temos diversas estratégias aqui na Yungas. Vou colocar 3 dicas abaixo para servir de exemplo:

1) Coloque para dentro da plataforma pelo menos 3 processos semanais que garanta que as pessoas entrarão, pois precisam executar. Isso criará o hábito (a mudança de hábito);

2) Trabalhe ativamente para que a maior parte da sua rede esteja com app yungas instalado. Recebendo push notifications, a sensação de whatsapp fica muito semelhante;

3) Centralize pelo menos 5 frentes na mesma ferramenta. Exemplo aqui nosso: informes, suporte, treinamentos, checklist, compras, pex, artes para campanhas, pesquisas, etc Fazer um franqueado logar várias plataformas diferentes é um erro clássico!

Não se engane! Pode parecer que o baixo engajamento numa plataforma é culpa da ferramenta, do whatsapp ou dos franqueados. Em geral, não. Até arrisco dizer que pela nossa experiência aqui, estar com os melhores “implementadores” é tão importante quanto a própria escolha de ferramenta em si!

Compartilhe este conteúdo

Receba conteúdos exclusivos para gestão de franquias

Engajamento do franqueado é o topo do iceberg.

Na superfície, parece simples:“Ele não segue o padrão”,“Não participa das campanhas”,“Não responde aos treinamentos”. Mas quando você olha mais fundo,...

Franqueado não é funcionário. É empreendedor.

Outro dia, num papo com um executivo de expansão, ele me disse:“Guilherme, a rede não cresce porque os franqueados não...

Auditoria de campo sem análise prévia de dados, é queimar dinheiro da franqueadora.

Não quero nem entrar no mérito de que boa parte das “auditorias” nem precisariam mais ser presenciais, mas vamos ao...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

Fale com um Especialista

Descubra como transformar sua comunicação multicanal