Toda empresa nasce com poucos processos, baixa formalidade, sem burocracia e as coisas “funcionam”. Conforme a empresa cresce, se ela não criar processos, estruturar padrões e seguir normais, as coisas saem do controle.
Em comunicação não é muito diferente disso. Os benefícios de uma plataforma são óbvios: organização do histórico centralizado, kpis, sla, csat, nps, workflow, etc. Porém um grande engano é achar que as coisas acontecem automaticamente. Como tudo na vida, para obter grandes benefícios, você precisará colocar tempo e energia.
Mudar a cultura do WhatsApp é totalmente possível e temos muitas redes que o fazem, mas nenhum projeto bem sucedido acontece sem o esforço do “embaixador do projeto”. Ele é o responsável por mobilizar internamente e externamente um movimento de mudança.
Se o time da franqueadora não participa ativamente no processo de mudança, não adianta culpar os franqueados depois. O exemplo vem de cima. Se a empresa quer profissionalizar, ela precisa conscientizar seus colaboradores e franqueados da importância e benefícios. A imagem abaixo é uma ilustração de como muita gente enxerga as coisas.
Na prática não é o whatsapp que atropela a plataforma de comunicação, mas pessoas não compradas com o projeto, fazendo um autoboicote, às vezes até inconsciente. Para facilitar a sua transição, temos diversas estratégias aqui na Yungas. Vou colocar 3 dicas abaixo para servir de exemplo:
1) Coloque para dentro da plataforma pelo menos 3 processos semanais que garanta que as pessoas entrarão, pois precisam executar. Isso criará o hábito (a mudança de hábito);
2) Trabalhe ativamente para que a maior parte da sua rede esteja com app yungas instalado. Recebendo push notifications, a sensação de whatsapp fica muito semelhante;
3) Centralize pelo menos 5 frentes na mesma ferramenta. Exemplo aqui nosso: informes, suporte, treinamentos, checklist, compras, pex, artes para campanhas, pesquisas, etc Fazer um franqueado logar várias plataformas diferentes é um erro clássico!
Não se engane! Pode parecer que o baixo engajamento numa plataforma é culpa da ferramenta, do whatsapp ou dos franqueados. Em geral, não. Até arrisco dizer que pela nossa experiência aqui, estar com os melhores “implementadores” é tão importante quanto a própria escolha de ferramenta em si!