ARTIGO

Por que algumas redes não conseguem engajar numa plataforma oficial de comunicação como outras?

Sumário

Toda empresa nasce com poucos processos, baixa formalidade, sem burocracia e as coisas “funcionam”. Conforme a empresa cresce, se ela não criar processos, estruturar padrões e seguir normais, as coisas saem do controle.

Em comunicação não é muito diferente disso. Os benefícios de uma plataforma são óbvios: organização do histórico centralizado, kpis, sla, csat, nps, workflow, etc. Porém um grande engano é achar que as coisas acontecem automaticamente. Como tudo na vida, para obter grandes benefícios, você precisará colocar tempo e energia.

Mudar a cultura do WhatsApp é totalmente possível e temos muitas redes que o fazem, mas nenhum projeto bem sucedido acontece sem o esforço do “embaixador do projeto”. Ele é o responsável por mobilizar internamente e externamente um movimento de mudança.

Se o time da franqueadora não participa ativamente no processo de mudança, não adianta culpar os franqueados depois. O exemplo vem de cima. Se a empresa quer profissionalizar, ela precisa conscientizar seus colaboradores e franqueados da importância e benefícios. A imagem abaixo é uma ilustração de como muita gente enxerga as coisas.

Na prática não é o whatsapp que atropela a plataforma de comunicação, mas pessoas não compradas com o projeto, fazendo um autoboicote, às vezes até inconsciente. Para facilitar a sua transição, temos diversas estratégias aqui na Yungas. Vou colocar 3 dicas abaixo para servir de exemplo:

1) Coloque para dentro da plataforma pelo menos 3 processos semanais que garanta que as pessoas entrarão, pois precisam executar. Isso criará o hábito (a mudança de hábito);

2) Trabalhe ativamente para que a maior parte da sua rede esteja com app yungas instalado. Recebendo push notifications, a sensação de whatsapp fica muito semelhante;

3) Centralize pelo menos 5 frentes na mesma ferramenta. Exemplo aqui nosso: informes, suporte, treinamentos, checklist, compras, pex, artes para campanhas, pesquisas, etc Fazer um franqueado logar várias plataformas diferentes é um erro clássico!

Não se engane! Pode parecer que o baixo engajamento numa plataforma é culpa da ferramenta, do whatsapp ou dos franqueados. Em geral, não. Até arrisco dizer que pela nossa experiência aqui, estar com os melhores “implementadores” é tão importante quanto a própria escolha de ferramenta em si!

Compartilhe este conteúdo

Receba conteúdos exclusivos para gestão de franquias

A liderança da sua franqueadora é “skin in the game”… ou só vive entre relatórios e planilhas?

A liderança da sua franqueadora é “skin in the game”… ou só vive entre relatórios e planilhas? Em redes de...

“Estamos contratando (de novo…)” Essa cena é mais comum do que parece em muitas redes de franquia.

“Estamos contratando (de novo…)” Essa cena é mais comum do que parece em muitas redes de franquia. O turnover acontece,...

Enquanto muitas redes ainda estudam como aplicar IA, outras já implementam soluções que mudam radicalmente sua gestão.

Enquanto muitas redes ainda estudam como aplicar IA, outras já implementam soluções que mudam radicalmente sua gestão. A inteligência artificial...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

Fale com um Especialista

Descubra como transformar sua comunicação multicanal