ARTIGO

Yungas inova ao incorporar o autochecklist

Sumário

 Yungas, empresa de tecnologia especializada na gestão e comunicação de grandes redes de franquias, engloba na sua plataforma a ferramenta de autochecklist. A inovação consiste em permitir a realização de auditorias e inspeções de qualidade à distância no segmento de franquias, reduzindo custos e o tempo investido nesse tipo de operação. O recurso é pioneiro no segmento de franchising e surge como uma demanda do mercado em decorrência da necessidade da realização de rotinas e processos online no contato entre franquias e franqueados ao longo da pandemia de Covid-19. Mais de 3,5 mil franquias já têm acesso à ferramenta por meio da plataforma da Yungas.

“Mesmo com os lockdowns e as restrições a viagens no auge da pandemia, as unidades precisavam continuar sendo vistoriadas, controladas, padronizadas; e muitas redes estavam com esses processos totalmente parados”, explica a Strategic Account da Yungas. “Então pensamos em disponibilizar uma maneira de fazer isso sem visitas presenciais: implantamos o processo de forma digital, por meio da nossa plataforma; e muitas redes pararam de fazer as visitas em campo, tornando o autochecklist um preenchimento obrigatório por parte do franqueado. Tudo é feito de forma muito mais simples, em menos tempo e com menos custos.”

Por meio da plataforma da Yungas, o franqueador disponibiliza uma lista de itens a serem verificados em cada unidade e determina uma periodicidade para as respostas. Os franqueados preenchem as listas de acordo com a realidade de suas franquias, informando todos os pontos de atenção para manutenção da padronização e qualidade da rede – o checklist permite inclusive o envio de fotos e documentos para comprovação dos dados informados. Se o franqueado preenche o formulário em desconformidade com os padrões da rede, o franqueador pode criar planos para melhorias: os planos de ação possuem prazos e permitem que o franqueador acompanhe de perto a manutenção da unidade.

“O autochecklist dá autonomia para o franqueado e diminui um custo gigantesco, que é o da viagem do consultor de campo; além de otimizar o tempo do consultor, que não precisa se deslocar”, aponta Izabella, listando outras facilidades do módulo: “O autochecklist é recebido pelo franqueado da mesma maneira das outras comunicações da franqueadora, então tudo fica bastante claro e simples para o franqueado: não é um outro sistema, um outro processo. Ele também tem acesso a um chat para tirar dúvidas e fazer comentários sobre o checklist. A cada item, as respostas são salvas automaticamente; e, caso o usuário feche o sistema, ou a internet caia, o franqueado não perde o progresso do preenchimento.”

 

Módulo flexível

Além da otimização no processo de vistorias, o autochecklist apresenta outras facilidades – na verdade, ele pode ser usado para que o franqueado preencha qualquer relatório exigido pela rede. “Por exemplo: se a franqueadora quer saber a opinião de seus franqueados a respeito de determinado assunto, ela pode rodar um autochecklist e receber um relatório completo de respostas dentro da Yungas”, diz Izabella Carminatti. “Ele é um módulo que pode ser utilizado para implementar qualquer tipo e modelo de checklist; e serve como um excelente termômetro da rede.”

A plataforma de gestão da Yungas facilita a comunicação e a gestão padronizada entre franquias e franqueados, e é centralizada em um sistema Health Score (índice de saúde da empresa) baseado na metodologia de Customer Success. Por meio da tecnologia, a empresa disponibiliza e explora dados e indicadores estratégicos para as franquias, gerando um índice de saúde da rede, semelhante a um programa de excelência. Com isso, a franqueadora tem à disposição um sistema de pontuação que identifica unidades em risco ou com oportunidade de expansão, baseado em indicadores de faturamento, satisfação, padronização e engajamento. Adequada à LGPD, a solução unificada da Yungas centraliza diversos processos em um mesmo sistema.

Compartilhe este conteúdo

Lembram da brincadeira “telefone sem fio”? Na infância era legal, mas nas empresas essa comunicação custa caro!

Lembram da brincadeira “telefone sem fio”? Na infância era legal, mas nas empresas essa comunicação custa caro! Quem é da...

O ano está acabando e quero deixar 5 sugestões educativas para sua rede de franquias faturar mais em 2025.👇🏼

O ano está acabando e quero deixar 5 sugestões educativas para sua rede de franquias faturar mais em 2025.👇🏼 1)...

Se você ainda não o conhece, prepare que o novo ídolo do Brasil está chegando. O nome dele é João Fonseca!

Se você ainda não o conhece, prepare que o novo ídolo do Brasil está chegando. O nome dele é João...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

Fale com um Especialista

Descubra como transformar sua comunicação multicanal