ARTIGO

5 principais erros na estratégia de comunicação de uma rede: (aprendizados em +15 anos com algumas das maiores marcas do mundo)

Sumário

1) Confusão entre comunicação por processo versus conversa informal. Comunicação processual não elimina comunicação ágil, e vice-versa. Quando seu franqueado precisa de algo que merece registro, você deve ter um processo numa ferramenta processual (sempre). Quando é uma dúvida simples e rápida, você “pode” ter um canal informal, mas “JAMAIS” use o canal informal para processos. Processos geram registros, SLA, workflow, controle e precisa de complience. Esse é um dos erros mais caros para franquias;

2) Ferramenta não elimina estratégia. Sua rede pode contratar a ferramenta que for, se não tiver uma estratégia de comunicação muito bem definida, não terá engajamento. É muito comum que várias áreas precisem se comunicar com a ponta. Estratégia é quando criamos a centralização de informes e comunicados para manter a periodicidade adequada. É quando pensamos no franqueado recebendo, e não apenas em nossa área mandando. Se cada área age por conta, a ponta recebe excesso de comunicação, baixando drasticamente o engajamento. Lembre-se, às vezes menos é mais!;

3) Simplificação e tratamento uniforme na comunicação é fatal. Se a sua rede não clusteriza a ponta, você gera spam para seus franqueados mais importantes. Afirmo categoricamente aqui: É impossível se comunicar bem sem clusterizar. A clusterização não é apenas por regional ou Estado, mas por tipo de negócio, jornada do franqueado, nota no NPS e faturamento. Não faz o menor sentido eu tratar um multifranqueado com 10 unidades e 10 anos de casa igual um novo franqueado com 1 unidade. Aqui na Yungas isso está no nosso DNA, ensinamos aos nossos clientes as melhores práticas;

4) Ferramentas verticalizadas e apartadas (sem integração) não cabem mais. Redes que oferecem inúmeros logins diferentes para os consultores, colaboradores e para o franqueado estão (minha opinião) travadas no passado! Redes modernas utilizam soluções integradas, com SSO, que automatizam processos advindos do ERP, PDV, CRM, etc. Aqui na Yungas integração é um mantra. Nem sempre a rede consegue priorizar ou investir, mas saibam que isso muda e muito o ponteiro lá na ponta!;

5) Cultura do “jeitinho” é um atraso. Se a sua rede tenta adaptar um sistema fraco, dificilmente encontrará os melhores resultados. Não existe milagre. E eu sempre faço uma analogia “academia cara é aquela que a gente não vai treinar”. De nada adianta colocar uma solução “baratex” se o seu franqueado não usar. Tenha ferramentas e fornecedores que estejam aptos a levar a sua rede para um novo patamar. O setor de franquias ainda tem muita dificuldade com esse tema.

Aqui na Yungas sempre focamos em atender os melhores do mercado. Qualidade aqui vem muito antes de quantidade. Se você quer ser o maior no seu setor, foque em qualidade. Seja o melhor!

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