ARTIGO

BI repleto de KPIs só faz sentido para redes data driven. Infelizmente a maioria ainda é gut driven! Confere aqui.👇🏼

Sumário

BI repleto de KPIs só faz sentido para redes data driven. Infelizmente a maioria ainda é gut driven! Confere aqui.👇🏼

Vamos contextualizar os termos. Redes data driven são feitas de decisores orientados a dados, enquanto redes gut feeling são feitas de decisores por intuição (feeling). Se a sua franquia tem kpis medindo tudo, mas nas horas importantes os diretores usam o feeling para decidir uma promoção, por exemplo, qual o sentido de ter o BI?

Essa foi uma provocação que escutei do meu amigo mauro nomura num episodio que gravamos do yungascast. Eu concordo 100% com ele. Além disso, a cultura data driven só funciona quando o exemplo vem de cima. Se a sua rede quer ter essa cultura, os diretores precisam ser a referência.

As consequências de você criar cultura data driven é que as decisões passam a ser mais assertivas, mais justas e meritocráticas, porque não surgem da cabeça de alguém, mas de dados objetivos e transparentes. Decisões aparentemente sem fundamentos desmotivam os talentos. Na Yungas sempre incentivamos as redes a adotarem cultura data driven, compartilhar kpis, criar os rituais de apuração e comemoração.

Tenho uma história curiosa sobre esse assunto. Tínhamos um cliente que era um dos mais engajados. Um dia entrou um diretor novo na rede e nos chamou que estava pensando em trocar de sistema. Perguntei o motivo. A resposta foi: baixo engajamento. Imeadiatamente abri nosso BI e vi que ele estava no top5 mais engajado dentre +100 redes. Temos um kpi na yungas chamado engajamento, e eles estavam muito bem. Eu fiquei surpreso com a percepção dele.

Ao perguntar por que ele achava que o engajamento era baixo, ele me disse o seguinte: “Faz um mês que entrei como diretor de franquias na rede e já vieram 2 franqueados me reportar que não usam a plataforma”. Mesmo a rede desse cliente tendo +500 franquias, ao invés de ele abrir a dash para olhar o engajamento e NPS de 100% dos franqueados, ele se baseou apenas nos 2 detratores. No final mostrei a ele e seu time todos os indicadores de engajamento, NPS, health score, que ele já poderia estar acompanhando.

Moral da história: se você decidir as coisas pelos que gritam mais alto, tomará decisões gut driven! Agora se tiver o hábito de olhar as dashs, será data driven (e mostrará aos 2 franqueados que eles são as excessões na rede). Por questões de ética é lógico que não citarei nomes, mas essa é uma história real e que virou um grande aprendizado dentro da Yungas. É nossa responsabilidade fazer com que nossos clientes sejam data driven.

Não adianta a nossa solução ser um Garmin das franquias, oferecer +100 kpis sobre a saúde dos franqueados, se não “aculturarmos” o nosso cliente a usá-los. Em outras palavras, redes clientes da Yungas nunca deveriam ser gut driven. Quando são, considero que nosso time falhou na implantação do projeto. Temos que ter essa autocrítica!

E a sua rede, toma mais decisões por dados ou feeling? Comente abaixo!

hashtag#yungas hashtag#datadriven hashtag#kpis hashtag#garmindasfranquias

Compartilhe este conteúdo

Cuide com as suas promessas, elas lhe custarão um preço alto no futuro. Cresça com qualidade e honestidade!

Cuide com as suas promessas, elas lhe custarão um preço alto no futuro. Cresça com qualidade e honestidade! No setor...

Alô redes de franquias, querem faturar mais na ponta? Vejam esse relato de um amigão meu sobre UX! 👇🏼

Alô redes de franquias, querem faturar mais na ponta? Vejam esse relato de um amigão meu sobre UX! 👇🏼 “Aqui...

Se a sua rede tem churn alto (muito repasse de loja), vou compartilhar 5 dicas para lhe ajudar! 👇🏼

Se a sua rede tem churn alto (muito repasse de loja), vou compartilhar 5 dicas para lhe ajudar! 👇🏼 1)...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.