ARTIGO

Como a Casa do Pão de Queijo subiu 25 pontos na avaliação de seus franqueados?

Sumário

A Casa do Pão de Queijo, uma das marcas de cafeterias mais tradicionais do Brasil, está em constante evolução. Em dez meses, a empresa aumentou em 25 pontos seu NPS (Net Promoter Score), ou seja, o índice de satisfação dos seus franqueados em relação ao suporte e atendimento prestados pela rede.

Isso é resultado de uma pesquisa interna que estabeleceu em meados de 2022 os níveis NPS da empresa em 40 pontos, em uma escala de -100 a 100, considerada “zona de aperfeiçoamento”, e no mais recente levantamento de janeiro de 2023, saltou para 65, alcançando a “zona de qualidade”, seguindo as zonas de classificação da metodologia de NPS.

Para intermediar o relacionamento entre a franqueadora e os franqueados, a Casa do Pão de Queijo firmou parceria com a Yungas, empresa especializada em tecnologia de gestão e comunicação para grandes redes.

A Yungas possui uma plataforma completa que centraliza diversos processos em um mesmo sistema, orientada pela metodologia Customer Success, o que fornece uma rede de comunicação protegida e evita retrabalho e perda de informações, além de ser adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Comunicação e gestão em um só lugar

Por meio da parceria, a Casa do Pão de Queijo utiliza quatro dos módulos da plataforma da Yungas: gestão, comunicação, operação e EAD.

A gerente de Operações e Franquias da empresa, Mariana Gambini Emerson, explica que a melhoria na comunicação com a rede potencializou o engajamento dos franqueados e das equipes, além de aproveitar as oportunidades que são criadas para vendas e treinamentos.

 

A ferramenta é capaz de identificar questões sistêmicas, otimizando fluxos de trabalho. Antes, a comunicação era descentralizada, utilizando-se de e-mail, extranet e aplicativos de mensagens, e não havia confirmação da leitura, o que dificultava a obtenção de resultados esperados.

Com a plataforma da Yungas, a comunicação e vários outros processos da rede são controlados, organizados e metrificados, garantindo o padrão de qualidade do atendimento e o sucesso do franqueado.

Diferentes módulos para diferentes necessidades

Além dos módulos de gestão e comunicação, a Casa do Pão de Queijo também utiliza os módulos de treinamento e de checklist. O primeiro disponibiliza os vídeos educativos da Universidade Pão de Queijo, aos quais todos os franqueados têm acesso, enquanto o segundo possibilita que todas as vistorias e monitoramentos, que antes eram realizados de modo obrigatoriamente presencial, sejam feitos online pelos consultores e pelas unidades.

Até o final do ano, a Casa do Pão de Queijo pretende adotar outras funcionalidades oferecidas pela Yungas.

Neste primeiro semestre, a prioridade é migrar para a plataforma o Programa de Excelência da empresa, que metrifica indicadores para avaliar a performance das unidades e replicar boas práticas em toda a rede. 

Sobre a Casa do Pão de Queijo

A Casa do Pão de Queijo é uma das marcas de cafeterias mais tradicionais do Brasil, fundada em 1967 pelo engenheiro Mário Carneiro no centro de São Paulo. A loja se destacou por comercializar o pão de queijo feito pela mãe de Mário, Dona Arthêmia Carneiro, e chegou a vender 42 mil unidades de pães de queijo em um único dia, tornando-se uma atração gastronômica na cidade e inserindo a iguaria mineira no hábito alimentar do paulistano. Atualmente, a Casa do Pão de Queijo conta com mais de 600 pontos de venda em todos os estados do Brasil, entre lojas próprias e franquias. A empresa busca sempre aprimorar a qualidade de seus serviços e produtos, e a parceria com a Yungas tem sido fundamental para alcançar esse objetivo.

Compartilhe este conteúdo

Lembram da brincadeira “telefone sem fio”? Na infância era legal, mas nas empresas essa comunicação custa caro!

Lembram da brincadeira “telefone sem fio”? Na infância era legal, mas nas empresas essa comunicação custa caro! Quem é da...

O ano está acabando e quero deixar 5 sugestões educativas para sua rede de franquias faturar mais em 2025.👇🏼

O ano está acabando e quero deixar 5 sugestões educativas para sua rede de franquias faturar mais em 2025.👇🏼 1)...

Se você ainda não o conhece, prepare que o novo ídolo do Brasil está chegando. O nome dele é João Fonseca!

Se você ainda não o conhece, prepare que o novo ídolo do Brasil está chegando. O nome dele é João...

podcasts

Yungascast

Conheça o YungasCast, o podcast que conecta você ao mundo da inovação no varejo.

blog

Imprensa

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

e-book

E-books

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Senectus at donec risus lacus et. Varius consequat morbi.

Fale com um Especialista

Descubra como transformar sua comunicação multicanal