Yungas, empresa de tecnologia especializada na gestão e comunicação de grandes redes de franquias, engloba na sua plataforma a ferramenta de autochecklist. A inovação consiste em permitir a realização de auditorias e inspeções de qualidade à distância no segmento de franquias, reduzindo custos e o tempo investido nesse tipo de operação. O recurso é pioneiro no segmento de franchising e surge como uma demanda do mercado em decorrência da necessidade da realização de rotinas e processos online no contato entre franquias e franqueados ao longo da pandemia de Covid-19. Mais de 3,5 mil franquias já têm acesso à ferramenta por meio da plataforma da Yungas.
“Mesmo com os lockdowns e as restrições a viagens no auge da pandemia, as unidades precisavam continuar sendo vistoriadas, controladas, padronizadas; e muitas redes estavam com esses processos totalmente parados”, explica a Strategic Account da Yungas. “Então pensamos em disponibilizar uma maneira de fazer isso sem visitas presenciais: implantamos o processo de forma digital, por meio da nossa plataforma; e muitas redes pararam de fazer as visitas em campo, tornando o autochecklist um preenchimento obrigatório por parte do franqueado. Tudo é feito de forma muito mais simples, em menos tempo e com menos custos.”
Por meio da plataforma da Yungas, o franqueador disponibiliza uma lista de itens a serem verificados em cada unidade e determina uma periodicidade para as respostas. Os franqueados preenchem as listas de acordo com a realidade de suas franquias, informando todos os pontos de atenção para manutenção da padronização e qualidade da rede – o checklist permite inclusive o envio de fotos e documentos para comprovação dos dados informados. Se o franqueado preenche o formulário em desconformidade com os padrões da rede, o franqueador pode criar planos para melhorias: os planos de ação possuem prazos e permitem que o franqueador acompanhe de perto a manutenção da unidade.
“O autochecklist dá autonomia para o franqueado e diminui um custo gigantesco, que é o da viagem do consultor de campo; além de otimizar o tempo do consultor, que não precisa se deslocar”, aponta Izabella, listando outras facilidades do módulo: “O autochecklist é recebido pelo franqueado da mesma maneira das outras comunicações da franqueadora, então tudo fica bastante claro e simples para o franqueado: não é um outro sistema, um outro processo. Ele também tem acesso a um chat para tirar dúvidas e fazer comentários sobre o checklist. A cada item, as respostas são salvas automaticamente; e, caso o usuário feche o sistema, ou a internet caia, o franqueado não perde o progresso do preenchimento.”
Módulo flexível
Além da otimização no processo de vistorias, o autochecklist apresenta outras facilidades – na verdade, ele pode ser usado para que o franqueado preencha qualquer relatório exigido pela rede. “Por exemplo: se a franqueadora quer saber a opinião de seus franqueados a respeito de determinado assunto, ela pode rodar um autochecklist e receber um relatório completo de respostas dentro da Yungas”, diz Izabella Carminatti. “Ele é um módulo que pode ser utilizado para implementar qualquer tipo e modelo de checklist; e serve como um excelente termômetro da rede.”
A plataforma de gestão da Yungas facilita a comunicação e a gestão padronizada entre franquias e franqueados, e é centralizada em um sistema Health Score (índice de saúde da empresa) baseado na metodologia de Customer Success. Por meio da tecnologia, a empresa disponibiliza e explora dados e indicadores estratégicos para as franquias, gerando um índice de saúde da rede, semelhante a um programa de excelência. Com isso, a franqueadora tem à disposição um sistema de pontuação que identifica unidades em risco ou com oportunidade de expansão, baseado em indicadores de faturamento, satisfação, padronização e engajamento. Adequada à LGPD, a solução unificada da Yungas centraliza diversos processos em um mesmo sistema.